Diretor Executivo da Sicredi Univales visita maior Universidade Cooperativista do Mundo - Mondragon na Espanha

Enviar no WhatsApp

Esta viagem de estudos é promovida pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT.
Nesta segunda feira foram recebidos por Mikel Lezamiz, Diretor de Disseminação Cooperativa da Mondragón, no País Basco (Estado Espanhol) na Espanha.


“Nós estamos abertos a fazer parcerias e isso já vem acontecendo com relação a Mato Grosso. Pode ser parceria de conhecimento, de transferência de formação entre Mato Grosso e Mondragón, que nesse caso será a Universidade do Sistema OCB/MT, mas também pode ser o Centro de Formação. Essa parceria pode é boa para as duas partes”, disse o diretor Internacional de Mondragón Corporação Cooperativa - MCC , Mikel Lezamiz.

Ele ressalta que “o Brasil é um mercado importante, falando de economia, mas é um país em expansão, onde tem muitas ideias  de inovação  nos mais diversos setores, e assim todos podemos aprender. Nós podemos ensinar um pouquinho mais de cooperativismo de trabalho, talvez,  e vocês (Brasil)  podem nos repassar muitas ideias de todos os tipo. É um pais emergente e  será positiva essa parceria que começamos, nós vamos fazer uma parceria  de colaboração ainda mais forte, porque todos podemos ganhar”.

Nesse primeiro dia do grupo a agenda foi cheia. Foi feita uma vista à sede da Corporação de Mondragón, formada por 110 cooperativas, de diversos segmentos, onde se realizou uma palestra sobre a história de Mondragón, seu aspecto organizacional e funcionamento interno; visita ao Centro de Formação Cooperativa e Gestão – Otalora; uma visita a cooperativas industrial Ulma, que tem uma forte presença no Brasil no ramo de embalagens, e ao Hiper Mondragón cooperativa Eroski.
O superintendente Adair Mazzotti disse que “esse é o fechamento de um ciclo que começou com os dirigentes das cooperativas de Mato Grosso e encerra com os executivos. 

São grupos com percepções diferentes, de como se pode organizar o nosso cooperativismo mato-grossense. Com isso teremos condições de nos planejarmos melhor, inicialmente os próprios negócios das cooperativas, mais principalmente multiplicar esse conhecimento e experiências com as demais cooperativas do Estado”.

Para Mazzotti, “essa experiência na maior Universidade Cooperativista do mundo é fundamental para fortalecermos a percepção de que a educação é a principal ferramenta de transformação em nossas cooperativas, sem pressa, a curto, médio e longo prazo. Acho que uma das grandes virtudes das duas missões que estiveram aqui em Mondragón, é de se pensar em longo prazo. Temos que deixar melhor aquilo que encontramos e construir bases para os que virão possam também ampliar o que nos iniciamos nessa visita”.

Dirigentes e executivos das cooperativas que participam são da Coabra,  Comajul , Copermutum, Coopnoroeste , Coopersino, Primacredi, Sicoob Central , Sicoob Federal, Sicoob Múltiplo , Sicoob Servidor, Central Sicredi, Central Sicredi, Sicredi Univales , Unicred, Unimed Cuiabá, Unimed Federação, Unimed Vale do Sepotuba (Tangará), Unimev, Sicredi Ouro Verde e Sescoop/MT.


    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br