O Sicredi comemora o dia Internacional do cooperativismo de Credito

Enviar no WhatsApp
O Sicredi comemora o dia Internacional do cooperativismo de Credito homenageando os Empreendedores em MT/RO

A quinta feira dia 16 de Outubro é a data em que comemoramos o cooperativismo de credito mundial, para o Sicredi MT/RO celebrar esta data é também celebrar as conquistas que o seguimento tem alcançado ajudando milhares de pessoas a realizar sonhos e despertando o espirito empreendedor.

 

Foi num momento de dificuldade financeira que Floros Marques da Rocha se apegou ao hobby de cultivar plantas como plataforma para pagar algumas contas. Incentivado pela esposa, levou 80 vasos com diferentes variedades para uma área movimentada no bairro e vendeu praticamente todo o estoque num único final de semana. Ao se descobrir de repente empreendedor, ele encontrou no cooperativismo de crédito a força que precisava para crescer.

Fui numa unidade do Sicredi e me orientaram desde os documentos que eu tinha que levantar pra abrir uma empresa a como conseguir o crédito para começar o negócio. Eu não sabia nada de administração e uma gerente me fez visitas semanais, dando todo o acompanhamento. Quando eu precisei dar entrada no financiamento de um carro pra agilizar os meus atendimentos, em três dias eu já estava com a chave na mão. E isso fez toda a diferença para que eu mudasse de vida, conta Rocha, animado com o movimento de clientes no viveiro que administra no CPA.

Dados da Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso (OCB/MT) apontam para a existência de 26 cooperativas de crédito no Estado com 124 filiais, com a adesão de cerca de 300 mil associados. Para se ter uma ideia da força do segmento, um terço de toda a movimentação registrada no sistema financeiro do Estado passa por cooperativas de crédito. Cenário que anima cooperativas em meio às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado este ano em 16 de outubro.

O cooperativismo de crédito é uma opção segura a milhares de pessoas que querem empreender. A proximidade que temos com o dia a dia de nossos associados e o fato de serem estes os verdadeiros donos das cooperativas que integram são pontos que fazem esse modelo de cooperação financeira se fortalecer no Estado, destaca o presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof. 

Dia Internacional - Celebrado na terceira quinta-feira de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é promovido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu) para divulgar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de crédito, aumentando a conscientização sobre a importância econômica e social e, consequentemente, o apoio ao movimento cooperativo.

De acordo com dados do Woccu, 57 mil cooperativas de crédito estão presentes em 103 países, reunindo 208 milhões de pessoas. Os ativos totais das instituições financeiras cooperativas que fazem parte do Woccu movimentaram, em 2013, cerca de US$ 1,5 trilhão.

No Brasil, a OCB contabiliza, com base em números de 2013 do Banco Central, mais de 6,5 milhões de associados, 1.154 cooperativas de crédito com 5.084 pontos de atendimento espalhadas pelo país, gerando mais de 45 mil empregos. 

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br