Projeto Brincando de Roda garante renda para mulheres de Cacoal

Enviar no WhatsApp
Elas aprendem a fabricar enfeites natalinos com materiais recicláveis. A carga horária é de 30 horas, em 15 dias de curso.

Enfeites natalinos feitos com materiais recicláveis ganham formas de bonecos de neve, bolas e guirlandas nas mãos de mulheres de Cacoal (RO), que encontraram no projeto “Brincando de Roda” um meio de garantir renda extra para este fim de ano. Elas são moradoras do Bairro Habitar Brasil, e os objetos deverão ser vendidos e também expostos em órgãos públicos do município. Dez mulheres participam do projeto.


Gislâine Silva Bezerra, de 27 anos, está participando da oficina de enfeites natalinos. Ela tem dois filhos e enquanto um deles vai para a escola, o caçula a acompanha nas aulas. Após o aprendizado, a dona de casa diz que pretende aplicar as técnicas na igreja de sua comunidade. 

“Vou enfeitar a casa e ensinar as crianças da minha igreja a produzir os enfeites. Eu gosto do curso, pois posso trazer meu filho e enquanto eu aprendo ele fica em uma sala brincando, sob os cuidados de uma monitora”, diz.

Adepta do artesanato, a professora de bordados Delma Pereira, de 35 anos, vê no curso de enfeites natalinos a oportunidade de conquistar uma renda extra neste fim de ano, além de considerar uma boa terapia ocupacional para as mulheres. “Eu quero produzir os enfeites e vender para amigos. Estou gostando muito de confeccionar os enfeites, pois trabalho todo o meu corpo, mas principalmente a minha mente”, destacou a artesã.

A carga horária é de 30 horas, com 15 dias de duração. De acordo com a coordenadora do projeto Cremilda da Silva, entre os materiais utilizados estão recicláveis como garrafas pet, roupas usadas, CDs e enfeites natalinos que iriam para o lixo. Os demais produtos utilizados para o acabamento das peças foram doados por um empresário, que ao final do curso irá comprar algumas peças para decorar seu comércio.

“Muitas mulheres não voltam ao mercado de trabalho após o nascimento dos filhos por não terem quem cuide deles. Aqui nós oferecemos o curso de forma gratuita, as mães podem trazer as crianças e aprender um ofício que pode ser desenvolvido em casa”, comemora Cremilda.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br