Autora de hino de Cacoal conta história de criação da letra

Enviar no WhatsApp
Autora de hino de Cacoal, RO, conta história de criação da letra

Composição foi criada para um concurso realizado no ano de 1984. Município completou 37 anos nesta quarta-feira, 26.

"No seio da floresta exuberante que abrigava segredos seculares. Tu nasceste, pequena e radiante", esse é o início do hino de Cacoal (RO). A letra foi escrita em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, de 55 anos, em um concurso promovido pela prefeitura. Ela acredita que pôde colaborar com o crescimento cultural da cidade e a composição ressalta áreas que a cidade se destaca até os dias de hoje. O município completa 37 anos de emancipação nesta quarta-feira (26).

Mesmo sendo natural do estado do Paraná, Creuci afirma que fez questão de participar do concurso da escolha da letra do hino municipal. "O critério que utilizei para escrever foi valorizar o que o município apresentava de melhor, como a produção do café e o cacau com grandes plantações. Inspirei-me nos sonhos das pessoas que saíram de outras terras, buscando em Cacoal melhoria de vida", diz a bióloga.

Há 12 anos, Creuci foi morar na Colômbia, apesar de viver em outro país, o coração continua sendo de Cacoal e todos os anos retorna ao município para rever os familiares e amigos que conquistou. "Futuramente pretendo voltar a morar em Cacoal. A cobrança dos meus filhos é grande, já que moro sozinha na Colômbia e toda minha família está no município", conta.

Creuci acredita que de 1984, quando ela escreveu o hino, até o ano de 2014, houve uma grande evolução no município. Com o tempo a mata foi dando espaço a prédios e as extensas plantações foram surgindo fábricas e o comércio. "Com o crescimento do município as possibilidades surgiram. Avalio a área de educação com grandes ofertas de cursos e carreiras interessantes. O que eu espero para Cacoal é que se desenvolva nas áreas de infraestrutura e urbanização", avalia.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br