Novembro Azul leva exames gratuitos para homens em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Os postos de saúde de Cacoal (RO), município distante 480 quilômetros de Porto Velho, as ações voltadas para a saúde do homem no "Novembro Azul". Ao longo do mês, eles poderão realizar exames de forma gratuita e assistir palestras voltadas para o tema, como nutrição e câncer.


Na Unidade Básica de Saúde no Bairro Liberdade, o mês começou com um café da manhã preparado especialmente para os homens. O "Novembro Azul" é dedicado especialmente para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. O autônomo Waldir Ferreira de Carvalho, de 60 anos, nunca fez o exame de próstata, mas sabendo da importância irá marcar uma consulta para se informar melhor de como funciona.

“Eu nunca fiz o exame, pois tenho certo receio, as pessoas falam tanta coisa sobre o assunto e eu não sei até que ponto é verdade. Agora vou marcar uma consulta para saber como funciona, pois a idade está chegando e acho importante cuidar da saúde”, garantiu Waldir.

Com 80 anos de idade o aposentado Simão Luiz Vasconcelos conta que realizou o exame de próstata uma vez, através de um exame de sangue. O exame deu negativo e esse ano o aposentado irá repetir o procedimento. “A gente vive melhor sabendo que está tudo certo com a saúde. Não gosto muito de hospital não, mas sempre que preciso não adio e procuro logo”, disse Simão.

Cada uma das Unidades Básicas de Saúde de Cacoal terá um cronograma próprio para atender a demanda com palestras, orientações, exames de próstata e testes rápidos de HIV. De acordo com a gerente, Neide Barreto, os homens que se interessarem em realizar exames, devem procurar as unidades das 7 as 13 horas.

“Pelo fato dos homens ainda terem um pouco de discriminação do exame de próstata e por terem uma vida mais agitada, pelo menos uma vez por semana manteremos a unidade funcionando à noite para atender esse público”, afirmou Neide.

Magda Oliveira
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br