Em Rondônia 293 pessoas foram infectadas com vírus da AIDS

Enviar no WhatsApp
Cemetron promove conscientização de trabalhadores sobre prevenção. Dia Mundial de Combate à Aids foi celebrado em 1º de dezembro.

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), celebrado em 1º de dezembro, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) realiza até a próxima sexta-feira (5) a Segunda Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, com o objetivo de abordar a contaminação dos profissionais da saúde durante o acompanhamento de pacientes infectados com o vírus. As palestras de prevenção são realizadas no auditório do Cemetron e são abertas para toda a população.


Segundo Sérgio Dasano, diretor adjunto do centro, o Cemetron recebe aproximadamente 150 intercorrências da Aids por mês. Isso significa que muitos portadores do vírus não sabem que estão contaminados, vão até o centro para tratar de outras doenças e acabam descobrindo que estão infectados.

De acordo com dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Rôndonia já foram confirmados 293 infectados pela Aids somente este ano. Também em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Agevisa lançou uma campanha, em parceria com o projeto "Teste e Trate", e disponibilizou o teste rápido de (Vírus da imunodeficiência humana) HIV, sífilis e hepatite B e C. "Nos 52 municipíos de Rondônia, pelo menos uma unidade de saúde trabalha com o teste rápido", diz a diretora-geral da agência, Arlete Balbez, explicando que o resultado do teste é sigiloso e fica pronto em 30 minutos.

No Dia Mundial de Combate à Aids são realizadas ações em vários países para conscientizar a população sobre a importância de se proteger contra o vírus HIV, que causa a Aids e foi identificado por cientistas há mais de 30 anos.

Ana Kézia Gomes
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br