Produção de mudas deve aumentar 50% em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Horto municipal mantém 70 espécies de plantas. Mudas doadas são para reflorestamento de áreas degradadas.

Todos os anos, milhares de mudas são produzidas pelo Horto Municipal de Cacoal (RO), município a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho. O local mantém mais de 70 espécies de plantas. São árvores para reflorestamento de áreas degradadas, arborização de praças e ornamentação de jardins que podem ser conseguidas gratuitamente. De acordo com o secretário de Meio Ambiente José Aparecido Limeira, a expectativa da secretaria é que a produção e distribuição de mudas aumente 50% em 2015.


A dona de casa Genilda Santana Santos Souza, de 44 anos, é moradora da área rural, ela está reflorestando o sítio da família e vê comodidade na doação das mudas. "No nosso sítio nós temos uma área de reflorestamento, então estamos pegando essas mudas para preencher esse espaço. Pegar as mudas no horto é muito prático, pois já estão prontas e é só plantar", diz Genilda.

O secretário de Meio Ambiente Aparecido explica que o grande objetivo da secretaria é reflorestar áreas degradadas na zona urbana e ruaral. "Queremos que as pessoas passem a plantar, mantendo a cidade mais verde, mais bonita, mais urbanizada, dando melhor qualidade de vida à população, pois a árvore faz uma filtragem na qualidade do ar", explica Cido.

Em 2013 foram produzidas mais de 80 mil mudas. Neste ano o número aumentou para 100 mil. A expectativa agora é ampliar a produção em 50%. Cerca de 150 mil mudas devem ser produzidas em 2015. "Em 2013 foram produzidas 80 mil mudas, em 2014 foram 100 mil e no próximo ano, nosso objetivo é aumentar para 150 mil", afirmou o secretário.

O horto possui 70 canteiros, cada um com uma média de duas mil mudas plantadas. De acordo com o secretário, a planta mais procurada no viveiro é o açaí, por ser muito indicada para ser cultivada no entorno de represas, já que os peixes podem se alimentar com os frutos que caem da árvore.

O Horto Municipal fica localizado na Rua Barão de Lucena, número 671, Bairro Nova Esperança e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12 h e 14 h às 17 h.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br