Oportunidades: Concurso público do INSS vai oferecer mais de 4 mil vagas

Enviar no WhatsApp
Quem almeja um cargo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é bom iniciar os estudos já. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está próximo de autorizar o concurso para 4.730 vagas. A maioria das oportunidades (2.000) se destina ao cargo de Técnico do Seguro Social (Nível Nédio), enquanto as demais são para Médico Perito (1.150) e Analista do Seguro Social (1.580). Ambos com formação Superior. Os salários variam de R$4.400,87 a R$ 11.225.



Gladstone Felippo, professor do Universo do Concurso, informa que quando a autorização sair, o INSS tem até seis meses para publicar o seu edital. No entanto, ele diz a instituição pode publicar a qualquer momento que desejar.

“Se você já estudou toda a teoria, se reorganize agora. Marque os pontos que mais têm dúvidas e faça uma massificação exaurida desses temas. Não deixe ficar uma só dúvida. Reveja as matérias fazendo resumos e atacando as questões”, orienta Felippo.

Diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella informa que a última banca da prova foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Ele diz que a instituição promove provas com questões muito objetivas. “Não costumam ter enunciado muito grande e a prova não costuma ser muito demorada e nem muito cansativa de fazer”, avalia.

Estrella conta que nesse tipo de exame o problema está nos detalhes. Como os enunciados são bastante objetivos e não demandam grande raciocínio e interpretação, ele relata que são muitas as pegadinhas. “Conceitos menos conhecidos podem cair, complicando a vida do candidato. Pequenas alterações nos textos de leis podem confundir. Todo cuidado é pouco nesse tipo de prova” alerta.

O especialista em concursos públicos afirma que as disciplinas de maior peso serão português, que sempre tem uma pontuação maior que as outras, e o direito previdenciário, pela natureza do cargo. “Essas duas farão o diferencial na hora da contagem de pontos”, aponta.

Aluna do Universo do Concurso, a vendedora Júlia Lameiras, 19 anos, está na expectativa para o lançamento do edital. “Venho estudando para prova do INSS e acredito que obterei sucesso. A forma mais democrática de ingresso no serviço público é por meio da seleção e estou muito animada e confiante em conseguir a vaga”, comenta a concurseira.

Boa dosagem de estudo

Cláudia Jones, especialista do site Questões de Concursos, aconselha a ter uma boa dosagem de estudo e dividir bem o tempo entre as disciplinas. Ainda mais para quem está começando agora. Uma programação carregada neste momento, em que o edital está apenas previsto, só tende a cansar o candidato. Esta é a hora de ir com calma e organizar de forma mediana os estudos”, conta.

Marcelo Marques, diretor do site Concurso Virtual avalia que a expectativa são de muitas convocações. “No último concurso, em 2012, para 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico, foram feitas 5.020 convocações (a seleção contou com 6.881 aprovados)”, informa.

A meta do INSS é ampliar a rede de 1.530 para 1.830 agências. Estima-se que para cada unidade sejam necessários cinco novos servidores”, explica o especialista.

Fonte: O Dia

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br