Direitos da pessoa idosa é tema de conferência em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Protagonismo do idoso foi uma das pautas da conferência. Cerca de 100 idosos participaram.

Idosos e autoridades do município de Cacoal (RO), distante 480 quilômetros de Porto Velho, participaram na sexta-feira (27) da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O protagonismo do idoso foi uma das pautas da conferência. De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Andreia Silva Vruck, o evento serviu para debates, onde os idosos puderam expor dificuldades e conquistas alcançadas nos últimos anos, no município.

Cerca de 100 idosos participaram da conferência, em Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)

“Aqui é local onde se discute as melhorias que a categoria almeja alcançar e os benefícios das conquistas já alcançadas,” explica Vruck, ressaltando que o grande desafio é fazer com que os poderes públicos e a sociedade cumpram os direitos já alcançados pelos idosos. “Encontramos ainda muitas dificuldades para exercer nosso papel fiscalizador, pelo fato de estarmos veiculados a outros órgãos, o que prejudica bastante nosso trabalho. A sociedade, por sua vez, também tem sua parcela de culpa nesse processo, tendo em vista que muitos não respeitam os direitos já alcançados por eles,” esclarece.

Para o promotor de justiça, Dandy de Jesus Borges, a questão da falta de respeito com a pessoa idosa é um problema cultural, que precisa ser superado pelas novas gerações. “A valorização dos idosos devem fazer parte da educação de crianças e adolescentes. Assim, na fase adulta irão respeitar os idosos muito mais que a atual geração,” expõe.

As propostas aprovadas ao final da Conferência devem ser levadas para a Conferência Estadual, prevista para o mês de julho. A etapa nacional está programada para o final deste ano em Brasília. Segundo dados do Conselho do Idoso, em Cacoal, cerca de 7 mil pessoas já atingiram a chamada "terceira idade", ou seja, pessoas com 60 anos ou mais. Cerca de 100 idosos participaram da conferência.

Rogério Aderbal
Do G1 RO


    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br