Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

24/03/2015

Enchente deixa moradores desabrigados em Rolim de Moura e Prefeitura se pronúncia

As grandes tempestades de chuvas na região cada vez mais vêm trazendo transtornos para a população do município de Rolim de Moura, mais uma vez várias famílias ficaram desabrigadas e abandonadas a beiras das ruas. O fato ocorreu na última sexta-feira (13) após um intenso temporal de chuvas na cidade, famílias residentes próximas ao Rio “Anta Atirada” ficaram expostas ao tempo.


O fato ocorre pois o nivel do Rio Anta é muito baixo, e com um volume muito alto de agua o canal não consegue transportar tendo-se o acumulo de aguas nas suas margens. Vale ressaltar que na Rua Carlos Alves de Freitas (Antiga Rua Açaí) há uma ponte de madeira onde a extensão não é adequada para as passagens das aguas, tendo ali que ser alargada a extensão ao menos dois metros de cada lado, resolvendo uma parte o alagamento.


Na Avenida Maceió um Hotel ficou com a sua frente totalmente alagada causando prejuízo ao proprietário e transtornos a quem estava hospedado no hotel. Na mesma avenida, alguns moradores tiveram que erguer as mobílias de suas residências pois as aguas invadiram totalmente no interior das casas e aos familiares tendo que esperar as aguas se baixarem do lado de fora na rua.


O Corpo de Bombeiro pela tarde inteira fez várias diligências pelos bairros afetados pelas alagações no intuito de evitar possíveis tragédias no qual não houve nenhum registro neste dia.


A nossa redação entrou em contato com o prefeito Cezar Cassol por 10 vezes e não tivemos nossas ligações atendidas e nem respondidas. Apenas o Vereador Dinis (PMDB) Atendeu as nossas ligações e compareceu no local, e afirmou que vai cobrar do executivo possíveis soluções para o caso, segundo ele teria que ser construídos alguns piscinões nas margens do rio e os alargamentos das extensões das pontes e limpezas das margens e interior do rio para a passagem livre das aguas.


Ninguém da prefeitura esteve no local para prestar solidariedade e oferecer apoio as famílias atingidas pelas cehias.


Qual a posição sobre as possíveis soluções do alagamento por parte da Prefeitura de Rolim de Moura?


Nesta segunda-feira (16) o GIROCENTRAL conversou por telefone com Dênis, chefe de Gabinete do Prefeito Cezar Cassol, e o mesmo afirmou que as soluções estão sendo planejadas e que no mais curto prazo irá colocar as soluções em práticas. A solução poderá demorar um pouco para ser finalizada pois segundo Dênis a extensão do Rio Anta na área urbana é de aproximadamente 05 quilômetros.


Girocentral: Qual é a solução que a prefeitura está planejando para o fim dos alagamentos oriundos do Rio Anta?


Dênis: Existe uma licitação em andamento da CAERD em que a empresa vencedora da concessão será a responsável por colocar em pratica a solução para o alagamento, que é a colocação de pedras nas margens do rio para evitar que as aguas transbordem e invadem as residências. A licitação do sistema de Agua e Esgoto, está prevista para o mês de abril ainda deste ano. E o início das obras ainda para segundo semestre deste ano de 2015.


Girocentral: A população residente das margens do Rio Anta afirmou a nossa redação que se realizada o alargamento na extensão da ponte localizada na Rua Carlos Alves de Freitas (Antiga Rua Açaí) abrindo mais espaço para as aguas passarem, seria um a solução perfeita e não mais alagaria as margens do rio, este alargamento da ponte está no projeto da prefeitura para a solução do problema?

Dênis: Infelizmente o alargamento da extensão da ponte não está no projeto da prefeitura, pois somente com esta obra o alagamento não pararia, pois como já afirmei o nível do leito do rio é baixa e as aguas mesmo assim atingiria as residências. A solução mesmo é a colocação de pedras nas margens do rio para o levantamento do nível do leito.

Girocentral
Cristiano Will Lira
Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
CACOAL_NEWS