Mais de 500 famílias são atingidas por cheia em Pimenta Bueno

Enviar no WhatsApp
Rios do município transbordaram e desabrigam moradores. Prefeitura decretou situação de emergência e Cemaden alerta sobre riscos.

Desde o último final de semana, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Defesa Civil, cerca de 500 famílias foram atingidas pelas águas dos rios Barão de Melgaço, Machado e Pimenta e precisaram ser retiradas de casas em Pimenta Bueno (RO), distante cerca de 520 quilômetros de Porto Velho. Em razão dos estragos provocados pelas chuvas, a prefeitura decretou situação de emergência. 

Fortes chuvas deixaram famílias desabrigadas em Pimenta Bueno (Foto: Rogério Aderbal/G1)

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) comunicou a administração municipal na última terça-feira (17) sobre o risco de inundação ainda maior na  cidade.17 famílias estão em abrigos montados pela prefeitura.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Ana Bastos, atualmente 480 famílias estão desalojadas e 17 em abrigos disponibilizados pela prefeitura. Há ainda muitos atingidos que continuam nas casas e estão em risco, mas se recusam a deixar os imóveis. "Alguns não querem sair, pois alegam já estar acostumados com a situação. No entanto, quero alertá-los que desta vez a situação parece ser um pouco mais complicada. Há previsão de mais chuva na região nos próximos dias", alerta.

17 famílias estão em abrigos montados pela prefeitura (Foto: Rogério Aderbal/G1)A coordenadora destaca ainda que desde a semana passada a prefeitura vem auxiliando os atingidos pelas águas. "Estamos com todo o efetivo do município nas ruas com o objetivo de ajudar os atingidos. Homens, caminhões e barcos foram disponibilizados para auxiliar no transporte das famílias", explica.

A costureira Rosinéia Borges, moradora do bairro Jardim das Oliveiras, um dos mais afetados pela enchente, foi transferida para um dos abrigos disponibilizados pela prefeitura. A moradora e a família, que é composta por seis pessoas, foram retirados na madrugada de sábado (14). "Quando percebemos que água estava tomando conta da casa, ligamos para Defesa Civil. Ainda de madrugada eles chegaram e nos socorreram. Graças Deus deu tudo certo até agora", conta.

Alerta de desastre

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) encaminhou na  terça-feira (17) a prefeitura de Pimenta Bueno um alerta de risco de uma inundação ainda maior na cidade. O que significa que o nível dos rios pode aumentar ainda mais nos próximos dias, e causar um desastre ainda maior.

Cemaden enviou documento alertando a Prefeitura de Pimenta Bueno (Foto: Rogério Aderbal/G1)

De acordo com a Defesa Civil, o documento recomenda que sejam adotadas medidas preventivas, independente do nível do alerta e, caso suba o nível do rio, os órgãos públicos competentes do município devem ser comunicados.

Situação de emergência

Em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram no município no último final de semana, a Prefeitura de Pimenta Bueno decretou situação de emergência, devido a grande quantidade residências afetadas e os vários danos provocados na infraestrutura da cidade.

Rogério Aderbal
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br