Professores e motoristas de Cacoal recebem formação continuada

Enviar no WhatsApp
Capacitação dos motoristas começou sexta, 13, e vai até domingo, 15. Cerca de 200 professores e 20 motoristas estão recebendo capacitação.

Com o objetivo de desempenhar um melhor trabalho educacional com os alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Cacoal (RO), cerca de 200 professores do 1º ao 9º ano estão participando de cursos de formação continuada. Além dos professores, 20 motoristas que realizam o traslado de professores e alunos da rede municipal também participam de um curso de formação. A capacitação começou nesta sexta-feira (13) e segue até domingo (15), com carga horária de 50 horas.

Curso de condutores de transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação é ministrado pela escola pública do Detran (Foto: Magda Oliveira/G1)

Professora do 1º e 2º ano do ensino fundamental, Marlene Alves de Assis, de 46 anos, já exerce a função há 25 anos. A professora está recebendo capacitação na área recreativa e afirma que as dinâmicas irão favorecer seu desempenho em sala de aula. "As atividades que irei desenvolver com os alunos contribui para a interação em sala de aula, desenvolvimento mental, exercitar o equilíbrio e ainda proporciona momentos de diversão em classe", destacou a educadora.

Há 26 anos trabalhando com o transporte de alunos, Jorge Luiz Affonso, de 56, diz que é a primeira vez que participa de um curso de condutores de transporte escolar. Ele acredita que durante o curso vai aprender além da experiência do dia a dia. "O curso era um anseio da categoria há muitos anos, pois é obrigatório por lei passar por esse tipo de treinamento, e no público também queremos ser capacitados. Pretendo aprender mais sobre as leis e atender os alunos com mais humanidade", destacou o motorista.

O curso de condutores de transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação é ministrado pela escola pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As aulas são uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro e devem ser repetidas a cada cinco anos. Noções de primeiro socorros, direção defensiva e relações interpessoais devem ser reforçadas ao longo dos três dias de formação.

Já os professores serão capacitados durante todo o dia de sexta-feira, com instruções voltadas para a área recreativa, arte, origami e legislação educacional. De acordo com o secretário de educação, Joel Domingos, os aprendizados adquiridos durante a capacitação devem ser colocados em prática com os alunos.

"Quem ganha com essa capacitação é a comunidade escolar e os próprios condutores, que irão realizar o translado dos professores e alunos com maior segurança. E os professores estão tendo o conhecimento aprimorado e consequentemente  irão melhorar a atuação em sala de aula", destacou o secretário.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br