Projeto prevê preservação de quase quatro mil nascentes em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Minas estão sendo mapeadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Objetivo é desassorear as nascentes para preservá-las, diz secretário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, está promovendo um projeto para a preservação de nascentes. A pasta estima que quase quatro mil minas estão distribuídas na área rural e urbana do município. Para a secretaria, o Nascer das Águas, como é chamado o programa, tem como objetivo recuperar, conservar e proteger as fontes, para que não falte água para as futuras gerações.

Nascente encontrada no bairro Fortaleza, em Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)

A Semma calcula que somente ao longo dos rios Pirarara e Tamarupá 3.700 nascentes foram descobertas. "São minas que na maioria estão tapadas, sujas e precisam ser recuperadas. Queremos desassorear as nascentes, fazer uma recuperação no entorno para que no futuro nossos mananciais continuem sendo alimentados por essas nascentes", explica Aparecido, contando ainda que, com o curso normal, as águas das nascentes deságuam nos Rios Machado e Tamarupá.

Limeira alega que para que o projeto de fato funcione é preciso que a comunidade se envolva, pois grande parte das nascentes estão localizadas em propriedades privadas, o que pode limitar a execução do projeto. "Precisamos que as pessoas que tenham minas em suas propriedades, entrem em contato conosco para realizarmos o trabalho de desassoreamento da área. Após a limpeza, a nascente será cercada com arames para evitar o contato de animais", conta o secretário.

Os moradores também podem adotar as próprias nascentes para realizar a recuperação. Conforme a Semma, os arames para fazer a proteção do local serão doados pela prefeitura. A Secretaria está localizada na rua Barão de Lucena, número 671, bairro Nova Esperança.

Magda Oliveira
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br