Casos de raiva bovina são registrados em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Rebanho de um raio de cerca de12 quilômetros precisam ser vacinados. Em 2014, um caso de raiva bovina foi registrado pela Idaron, no município.

Dois casos de raiva bovina foram notificados pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em Cacoal (RO), município distante 480 quilômetros de Porto Velho. Com isso, todos os animais de um raio de aproximadamente 12 quilômetros precisam ser vacinados contra a doença.  A raiva é transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). A veterinária da Idaron, Dâmaris Oliveira, diz que os casos foram registrados em duas propriedades rurais da Linha 6, e todas as pessoas que tiveram contato com os animais já foram vacinadas contra a doença.


“Como a raiva pode ser transmitida também para os seres humanos, as autoridades de saúde do município e do estado foram comunicadas sobre a necessidade de imunizar todos os animais domésticos, como gatos e cachorros, que vivem próximos dos focos, pois caso sejam contaminados poderão transmitir a doença a seus donos,” disse.

Ainda como medida de prevenção, Dâmaris explica que todo rebanho bovino, bubalino e equino das propriedades circunvizinhas, num raio de aproximadamente 12 quilômetros, precisam ser vacinados, com reforço da dose após 30 dias da primeira. “Isso é um caso de saúde publica, por isso peço que os moradores das cerca de 600 propriedades que estão dentro do raio de prevenção, que vacinem seus rebanhos o mais rápido possível,” conta.

Em 2014, um caso de raiva bovina foi registrado pelo Idaron no município de Cacoal. De acordo com a Idaron, na última campanha de vacinação foram vacinados aproximadamente 400 mil cabeças de bovinos no município de Cacoal.

Rogério Aderbal
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br