Dia do início da colheita do Café Conilon é lançado em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Data passou a ser comemorada oficialmente este ano. Café é o segundo maior cultivo de grãos no estado, atrás apenas da soja.

O "Dia do início da colheita do café Conilon" foi oficialmente instituído durante solenidade em Cacoal (RO), distante 480 quilômetros de Porto Velho. O dia entrou para o calendário oficial do estado e será celebrado anualmente no dia 10 de abril. O café é o segundo colocado no cultivo de grãos em Rondônia, ficando atrás apenas da soja.

'Dia do início da colheita do café Conilon' é lançado em Cacoal, RO (Foto: Magda Oliveira/G1)

"O município de Cacoal é o maior expoente do café no Estado de Rondônia, mas é um produto que podemos produzir em todo o estado. Hoje estamos dando um passo muito importante para que em um futuro bem próximo, tenhamos além de uma grande produção, uma grande indústria de transformação de café", disse o vice-governador do estado, Daniel Pereira, que já foi curador do grão no Paraná, em 1975.

O "Dia do início da colheita do café Conilon" foi instituído no calendário oficial por meio da Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, além de ser comemorativo, o dia serve para lembrar o produtor que o café colhido a partir dessa data pode ter uma melhor qualidade. "Muitos produtores estão colhendo o café de forma precoce e isso tem diminuído a produção e a qualidade do grão", alertou.

Afirmando ter café 'nas veias' o produtor rural José Nunes Machado, de 53 anos, possui 3.600 mil pés do grão plantados em sua chácara. "Nossa colheita poderia ser maior, mas precisaríamos de mais incentivo por parte do poder público. Amo trabalhar com café e, é disso que tiro o sustento da minha família. Acho muito importante ter esses encontros, pois podemos discutir melhorias para a categoria", disse o produtor, que atualmente possui uma colheita de 150 sacas por ano.

Em 2014, foram produzidas no estado cerca de 800 mil sacas de café Conilon. Este ano a expectativa é que o número cresça mais de 50%, chegando a um total de 1 milhão e 800 mil sacas.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br