Dicas de como se preparar para concursos públicos

Enviar no WhatsApp

A temporada é favorável para quem pretende participar de concursos públicos em todo o país. Com dedicação e esforço, é possível alcançar os cargos públicos mais disputados. Aqui no Diário do Conesul você pode acompanhar diversas informações, notícias e orientações sobre concursos, oportunidades de emprego etc.



Para participar desses concursos, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado e ter concluído o ensino médio – alguns exigem formação superior, depende do que foi relatado no edital.

Muitos iniciantes em concursos públicostêm dúvidas sobre como se preparar adequadamente para conseguir a aprovação. A rigidez e dificuldade que as avaliações demonstram, muitas vezes afastam prováveis competidores, mas com dicas básicas, inclusive de pessoas que já foram contratadas, é possível começar um plano de estudos eficaz e mais propício ao sucesso:

Estudar os últimos editais de concursos parecidos é o primeiro passo. Avalie quais as exigências, documentação necessária e posteriormente estude as provas que foram aplicadas, se estiverem disponíveis. Lembrando que o candidato deve ter em mente qual o tipo específico de concurso que pretende prestar.

Invista em um bom curso online ou presencial destinado a concursos. Desta forma, o orientador acompanha a evolução dos estudos, além de fornecer material que contém as disciplinas pertinentes ao tipo de concurso que será prestado.

Reserve pelo menos 4 horas diárias de estudo em casa, sejam elas seguidas ou divididas entre duas matérias por dia. O ideal é que haja uma pausa de pelo menos dez minutos entre elas. Sinalize todas as dúvidas que surgirem e tire-as com o orientador da disciplina.

Elaborar uma grade de horário e alocar as matérias é a forma mais eficiente de se organizar. Fazer resumos facilita a revisão para provas dissertativa e oral.

Manter uma alimentação balanceada e horas suficientes de sono auxiliam no aprendizado e memorização, essenciais para o sucesso durante a preparação de um concurso. O ambiente de estudos também deve ser claro e tranquilo, sem interrupções externas, como ruídos. O ideal é que o espaço seja exclusivo apenas para fins didáticos.

Dicas pessoais de quem passou em vários concursos também servem de motivação. Exemplos:

1) Jamais desistir. Mesmo com o ritmo frenético e desafiador, o candidato deve manter-se firme.

2) Manter um plano de estudo organizado. Com plano semanal, há uma redução da ansiedade e da preocupação de não ter estudado o suficiente.

3) Levar a sério o curso preparatório que escolher.

Seguindo essas dic as é possível conseguir uma boa colocação, e mais do que isso, conseguir o tão sonhado cargo público e 2015 tem vários editais abertos como por exemplo o concurso do banco do brasil, INSS e outros. 

Anderson Cruz

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br