170 propriedades rurais de Cacoal ainda não declararam a vacinação contra Aftosa

Enviar no WhatsApp
Até agora 95,8% das propriedades rurais já declararam a vacinação.  Quem não declarar a vacinação contra a Aftosa poderá ser multado.

Terminou a data para a declaração da vacinação contra a Febre Aftosa, em Rondônia. No município de Cacoal (RO), distante 480 quilômetros de Porto Velho, apenas 170 propriedades rurais ainda não declararam a vacinação perante a Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Os produtores rurais tiveram até o dia 15 desse mês para comprarem a vacina contra a febre aftosa nas agropecuárias do município.


Morador da linha 8 no município, o produtor rural Aliton José Dias, de 50 anos, se antecipou e declarou a vacinação de seu gado no dia 21 de abril. De acordo com o produtor rural, é vantagem declarar a vacinação no inicio da campanha, pois evita o tumulto do final.

“Eu tenho 256 cabeças de gado e todos os anos gosto de vacinar no começo. É muito importante manter a vacinação do gado em dias, pois se o meu gado adoecer, com certeza eu vou teria muita dor de cabeça”, afirmou Ailton.

De acordo com a veterinária do órgão, Alessandra Nascimento de Souza, até o momento 95,8% das propriedades rurais do município já declararam a vacinação. Caso não realize a declaração, o produtor pode ser multado e o valor será calculado através de (UPF). “O valor sai em média R$ 137 por cabeça de gado não vacinado, caso o produtor vacine e não declare, esse valor é cobrado apenas uma vez pela propriedade rural”, esclareceu a veterinária.

Rondônia é livre da Aftosa há 16 anos, e para que o estado permaneça com esse status, a veterinária afirma que é de suma importância imunizar os bovídeos e bubalinos de 0 a 24 meses. A Idaron de Cacoal estará trabalhando na sexta-feira das 7h30 as 13h30.

Magda Oliveira
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br