Alunos de Cacoal trocam experiências em projeto de leitura

Enviar no WhatsApp
Programa é voltado para o estudo de 20 obras da literatura brasileira. Cerca de 400 alunos de várias instituoções se envolveram no projeto.

Alunos do ensino médio da rede pública e particular de Cacoal (RO), município a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, participaram da 2ª Mostra Científica Literária, que faz parte do projeto Língua, Linguagem e Literatura. De acordo com o coordenador do programa, professor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) Sérgio Nunes, a ideia oferece a troca de experiência entre os alunos, tornando-os mais críticos sobre a literatura brasileira.

Cerca de 400 estudantes participam de projeto em Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)

"Esse projeto já funciona há três anos. No primeiro momento trabalhamos com obras da literatura brasileira e a partir daí a visão sociológica, histórica, geográfica e antropológica, para que os alunos entendam que uma obra literária não é apenas o que está no livro, mas muito além", explica Nunes.

Para o professor, o estudo da literatura também irá ajudar os alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que todas as 20 obras literárias trabalhadas no projeto são assuntos relacionados à prova.

A aluna do 3º ano da escola particular Daniel Berg, Natalia Lermen, de 16 anos, informa que o trabalho realizado é uma forma de preparar os alunos para o futuro. “Nós tivemos que produzir trabalhos científicos baseados em obras literárias e agora temos que explicar para os alunos de outras escolas. Isso irá contribuir com o nosso futuro”, afirma a aluna.

O professor explica que o trabalho é uma troca de conhecimento, pois enquanto um grupo de uma escola apresentava o trabalho, o outro ouvia e avaliava a apresentação. O programa é desenvolvido pelo Ifro, em parceria com a Escola Daniel Berg e com o Instituto Abaitará, cerca de 400 alunos se envolveram no projeto.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br