Exposição aborda críticas sociais contidas em canções da MPB em Rondônia

Enviar no WhatsApp
'ComunicArte' contou com intervenções, como encenação e declamação. Exposição fica aberta até o dia 25 de junho.

Alunos do 3°período do curso de Jornalismo de uma faculdade particular, realizaram na noite desta terça-feira (16) a exposição ComunicArte a fim de retratar a realidade social por meio da Música Popular Brasileira (MPB). A exposição conta com letras de músicas da MPB que influenciaram o pensamento de várias gerações, além de desenhos feitos pelos próprios alunos.

Acadêmicos do 3° período de Jornalismo que realizam a exposição.  (Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal)

O projeto é resultado de uma atividade parcial para a matéria de Realidade Socioeconômica Brasileira, ministrada pelo professor Emanuel Jadir. “O desafio foi dado para que eles buscassem, dentro da MPB, composições que retratassem a realidade brasileira nas suas mais variadas nuances, seja em problemas econômicos, sociais ou políticos. Apareceram canções de artistas como Clara Nunes, Chico Buarque, Elis Regina, Seu Jorge, Cazuza e Racionais MCs em que os alunos puderam exercitar o conteúdo que foi explanado em sala de aula”, disse Jadir.

O professor afirmou ainda que a exposição pretende promover uma integração, não só dos cursos de comunicação, mas de toda a comunidade acadêmica, para que as pessoas possam refletir e desenvolver o senso crítico em relação ao viver na sociedade.

Alunas encenaram a música Problema Social, do Seu Jorge. (Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal)“Achei que foi bem legal, porque o professor conseguiu levar para a sala de aula aquilo que a gente sente na redação de fato, que é um trabalho difícil, sob pressão, mas que quando a gente termina (a exposição), a gente se orgulha do resultado final”, disse Karina Quadros, uma das alunas que participou do projeto. 

Durante a exposição, foram feitas algumas intervenções artísticas como encenação da música Problema Social, do cantor Seu Jorge, uma declamação que retratou a questão das mazelas sociais e uma interpretação da música Pra não Dizer que não Falei das Flores, de Geraldo Vandré. Para as intervenções, os alunos tiveram que analisar as músicas escolhidas a fim de mostrar a crítica social contida nas canções.

A exposição ficará aberta para visitação na faculdade Uniron (Campus I), localizada na Avenida Mamoré, 1250, bairro Cascalheira, zona leste de Porto Velho, até o dia 25 de 

Lílian Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br