Fiéis enfeitaram frente de igreja com tapetes coloridos em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Tapetes são feitos de areia, tinta, pó de madeiras e outros materiais.  Tradição é realizada no Dia de Corpus Christi, há mais de 30 anos.

Nesta quarta-feira (4), um grupo de fiéis voluntários aproveitou o feriado religioso do Dia de Corpus Christi, tradição da Igreja Católica, para enfeitar a frente da igreja Matriz de Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho. A ornamentação é feita em forma de tapetes coloridos, produzidos com areia, tinta, cartazes, pó de madeiras e outros materiais. A confecção de tapetes no Dia de Corpus Christi é realizada há mais de 30 anos na cidade, segundo os organizadores, e reúne voluntários de todas as comunidades.

Tradição de enfeitar ruas com tapetes ultrapassa gerações (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Para a voluntária Elba de Sousa, a confecção dos tapetes é uma maneira de agradecer e homenagear Jesus Cristo. “Hoje celebramos o corpo de Cristo e acreditamos que essa é uma forma de celebrar a vida daquele que morreu, ressuscitou e está no meio de nós”, diz.

A catequista Elaine Xavier, de 24 anos, conta que participa do ritual desde criança. E segundo ela, a tradição foi repassada pelos seus pais. “Essa é uma tradição que começou com meus avós, depois veio com meus pais e agora é minha vez de continuar e repassar aos meus filhos esse gesto de carinho, É minha forma de mostrar meu amor por Jesus Cristo”, relembra.

O padre Silvio Pedreira, da Paróquia Sagrada Família, diz que o ritual faz parte cultura cristã brasileira, além de ser uma forma de acolhida em homenagem a Jesus eucarístico. “Essa é uma tradição brasileira e a confecção dos tapetes é uma forma de louvar a Deus e lhe acolher, de forma alegre, festiva e artística”, conta.

Conforme a igreja, a partir das 18h será celebrada uma missa na igreja Matriz com a presença de fieis das 82 comunidades católicas do município. A partir das 19h uma procissão irá percorrer algumas ruas e avenidas da cidade.

Rogério Aderbal
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br