O que devo fazer para ser aprovado em um Concurso Público

Enviar no WhatsApp
PORQUE ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO?

Vários são os motivos que levam uma pessoa a decidir a estudar para concursos públicos, quais sejam: comprar um carro, fazer uma faculdade, namorar, comprar uma casa, separar, independência, viajar, curtir a vida e outros.


Nós não sabemos o motivo que te levou a mudar de vida, mas, sabemos o caminho que pode te levar aonde almejas, ou seja, aprovação em um concurso público.

COMO DEVO INICIAR MEUS ESTUDOS?

Para se estudar para concurso público tem que saber em qual lugar você estar, bem sabemos que podemos comparar aprovação em concurso como uma fila, onde quem começar estudar fica no final e vai subindo com o passar do tempo, pois, quem está no começo já vai passando e saindo dela.

Então, você que já sabe que realmente quer passar em concurso, tem que saber que terá que ter disciplina, organização, motivação e fé.

Disciplina é o que levará você ao seu objetivo, tendo em vista, que aquele que é mais disciplinado certamente chegará primeiro. Registra-se que a disciplina terá que partir de você e não de seu professor, amigos ou de outros concursandos, então melhor falar de autodisciplina, pois, muitas vezes estará sozinho estudando. O William Douglas diz que:

É a autodisciplina que nos dará poder para renunciar, ainda que temporariamente a prazeres menos importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser “mandados” por uma disciplina auto-imposta são escravos ainda maiores da própria desorganização, preguiça ou falta de vontade. Neste sentido, vendo-se as vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer que o poeta Renato Russo estava certo quando cantava, na música “Há tempos” que “disciplina é liberdade”.[1]

Então se você nunca foi disciplinado na vida, este é o melhor momento para você sentar e traçar as metas que terá de cumprir para que possa alcançar aprovação no concurso que almeja, sempre lembrando que a “disciplina é a ponte que liga você ao seu sonho”. 

Bom, já decidiu que a partir de agora você será disciplinado nos projetos proposto, terá que se organizar. Pode nos perguntar, mas como vou me organizar? Primeiramente você terá que decidir quais concursos almeja fazer, ou melhor, quais áreas você prestará concurso, uma vez que há concursos para diversas áreas como: bancos, tribunais e outras. No site www.osconcurseirosderondonia.com.br você saberá quais concursos estão previstos para sair ou quais concursos já estão com inscrições abertas.

A partir desse ponto, você terá que ter em mente por quais materiais usará como: apostilas, resumos, livros, lei seca (vade mecum – livro que tem várias leis) ou vídeo aula. Vamos nos ater nesta conversa que decidiram estudar para área jurídica que abarca os concursos de tribunais, prefeituras, dentre outros.

Em regra as matérias para ser aprovado em um concurso da área “jurídica” é preciso ter o domínio das seguintes matérias: português, informática, história e geografia de Rondônia (estas para nosso Estado), constitucional, administrativo, processo civil, civil, penal e processo penal.

Tendo por fulcro o concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), que está previsto para sair ainda neste primeiro semestre de 2015, você terá que saber primordialmente português, tendo em vista, que essa matéria é a que mais reprova candidatos em concursos públicos, pois, grande parte dos candidatos se preocupa com o conteúdo específico (constitucional, administrativo, processo civil, civil, penal e processo penal) deixam de lado as matérias básicas (português, informatica, história e geografia de Rondônia) dentre elas como podemos ver está português.

Com efeito, iremos disponibilizar apostila para o referido concurso TJ/RO-2015, das seguintes matérias: Constitucional, Administrativo, Processo Civil, Civil, Legislação Específica e Processo Penal. Estamos vendo a possibilidade de produzir outras matérias.

Iremos, também, disponibilizar cursos onlines, no momento já está disponível a primeira aula do curso online de direito constitucional para o TJRO 2015.

Então, o material que deverão utilizar primeiramente para este certame será nossas apostilas, pois, elas lhe darão um norte a ser seguido, a partir delas, poderão avançar para caso querendo ler resumos, uma vez que para concurso de nível médio não necessita ler livros densos, basta, um resumo em algumas partes eventualmente.

Destarte, deverão fazer muitas questões da banca que está organizando o concurso seja o CESPE ou outra banca, e principalmente resolver a última prova do concurso que almeja. Saliente-se que a prova do último concurso do TJ/RO-2012 será comentada pela equipe dos Concurseiros de Rondônia e estará disponível no site www.osconcurseirosderondonia.com.br .

Mas, então quais os materiais que vocês deverão usar para ser aprovado no concurso do TJ/RO-2015: nossas apostilas, um bom livro de português, livro de história e geografia de Rondônia e uma apostila de informática. Hoje, há muito material na internet de diversos assuntos, sem falar no youtube que disponibiliza cursos de graças. 

Por conseguinte, com o material já organizado, terá que organizar sua vida, estipulando horário para: dormir, acordar, estudar, descanso, família, namorado(a) e igreja. Organização e disciplina tem que andar juntos, para se alcançar o resultado almejado.

Agora, você deverá ser um (a) concursando (a) disciplinado (a), organizado (a) e motivado (a). Mas, o que é motivação? Podemos dizer que motivação é o motivo para se praticar uma ação e no nosso caso será o motivo que te levou a estudar para concurso, aqueles que nos referidos lá no início do nosso texto, bem como, outros pessoais que não podemos prever.

A motivação lhe dará força a cada manhã para levantar e buscar o estudo como forma de alcançar a tão sonhada aprovação. Uma pessoa motivada não dá valor às dificuldades que vão se apresentando, pois, ela quer saber de alcançar o alvo, não olha para trás para as coisas que se passaram, mas, fica com o olho na direção correta.

Cada pessoa tem sua motivação própria. Ai você me pergunta, mas, eu não tenho nenhum motivo para agir, o que eu faço? Nós podemos afirmar que você tem um motivo para agir, tanto que fez a pergunta, talvez você não saiba, qual seja no momento. Mas, podemos afirmar, que pelo menos você sabe onde você gostaria de estar daqui a 1, 2, 3, 4 ou 5 anos. A resposta já será uma grande motivação para você ir em direção ao lugar que queres estar nos referidos anos.

Podemos dizer que conhecemos pessoas que são orgulhosas que não se veem em algumas profissão, então procuram fazer do estudo um meio para não exercê-las e ser servidores públicos para ter certa “moral” na sociedade.

Tem que ficar cristalino que você precisa ser uma pessoa motivada. Nós, para se motivar, buscamos força na palavra de Deus, nos videos motivacionais, nos textos dos aprovados e dentre outras coisas. Você deve saber o que lhe motiva, pois, na bíblia já diz: preparai-vos para os dias maus. Sim, haverá dias maus para um concursando.

Queremos lhe informar que o mundo não girará em torno de você, só porque decidiu mudar de vida. Você terá que cumprir suas tarefas diárias, quais sejam: trabalhar, estudar para faculdade, ajudar sua mãe ou pai nas tarefas domésticas. Isso será inevitável, ressalte-se que reconhecimento você só terá quando seu nome estiver na lista dos aprovados com direito garantido a uma nomeação ou no ato da posse.

A partir dai todos lhe olharam de outra forma. Contudo, quando essa data não chega, procura ser amável com seus familiares que dizem que você só estuda e não fazem nada. Lembrem-se seus familíares não são deste nosso tempo onde uma das coisas mais importante é o conhecimento. Não podemos esquecer que antigamente só existia uma faculdade em Porto Velho/Rondônia e por causa disso muitos pais não fizeram faculdade.

Agora, não. A história mudou, temos várias faculdades e quem não possui um curso de nível superior já não tem reconhecimento e fica difícil de conseguir um trabalho de renome.

Então, procure amar quem estar a sua volta mesmo que eles não entendam sua jornada, pois, você terá que passar com ajuda deles ou não, uma vez que o sonho de ser servidor público é só seu e ninguém poderá estudar ou pagar qualquer outro preço por você.
Agora vamos falar do nosso último tema proposto fé.

Para passar em um concurso público é indispensável ter fé. Mas, o que é ter fé? É ter fé em um Deus?

Queremos dizer que até ateu passa em concurso. Então você pode passar em concurso com ajuda de Deus ou sem ajuda de Deus. Vai depender de você. Muitas pessoas falam que não dá para passar em concurso sem ajuda de Deus, que é Deus que da aprovação. Mas, eles se esquecem de que Deus deu um livre arbítrio para cada um.

Contudo, queremos dizer que acreditamos em um Deus vivo, um Deus que nos guiou até este momento, suprindo todas as necessidades, que nos confortou quando mais precisamos. Nós, sempre lemos o livro de provérbios escrito pelo rei Salomão o homem mais sábio que já existiu na terra. Ele fala que “Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior”. Provérbios 22:29

Deste modo, podemos dizer que viste um concursando diligente em seus estudos? Perante a lista dos aprovados será posto, não permanecerá entre os da lista dos reprovados. Assim, queres figurar na lista dos aprovados? Seja diligente em seus estudos. Deus faz parte de nossa vida e de nossa história.

Mas, não podemos só ter a fé em Deus e não fazer nada. Fé sem ação é obra morta. Então, você terá que ter fé em Deus e em você, terá que acreditar que você é capaz, que basta o tempo certo depois de muito estudo você figura na lista dos aprovados. Terá que acreditar que Deus deu este sonho de ser servidor público a você, porque Ele tem a certeza que você é capaz. Deus acima de tudo é justo, assim, Ele não daria um sonho impossível para você não realizar, pois, Ele é fiel.

Registra-se, terá que ter fé em você e querendo ter fé em Deus terá uma ajuda sobre natural.

Deste modo, você agora sabe os passos para ser aprovado em um concurso público de forma rápida, qual seja: ser disciplinado, ser organizado, ser motivado e ter fé.

Acorde todo dia pronto para vencer.

Aqui site dos Concurseiros de Rondônia escrevemos alguns artigos bíblicos que se encontra na aba momento com Deus, com os seguintes títulos:
COMOSER APROVADO EM CONCURSO À LUZ DA BIBLIA
APARÁBOLA DAS 10 VIRGENS E OS CONCURSEIROS!

DESEJAMOS MUITO ESTUDO E SUCESSO.
PARA BAIXAR (CLIQUE AQUI)

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br