OAB/RO destaca importância da imprensa para Democracia

Enviar no WhatsApp
Nesta segunda-feira 1º de junho comemora-se o Dia da Imprensa, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), parabeniza todos os profissionais que se dedicam ao trabalho árduo de contribuir para uma sociedade mais informada e democrática.


A Seccional Rondônia, reconhece a imprensa como instituição fundamental e indispensável para a consolidação do democrático regime de pluralidade de ideias e opiniões, na presteza de seu mister de informar.

“Não poderíamos deixar de homenagear esses profissionais que são tão comprometidos com a notícia, que levam a informação precisa e verídica, contribuindo para a formação da opinião e da liberdade de expressão”, enfatiza Andrey Cavalcante.

Sobre a Data

Até 1999 o Dia da Imprensa era comemorado em setembro, em função do início de circulação da A Gazeta do Rio de Janeiro, datada de 1808. Porém, a Lei nº 9.8831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho.


A razão da mudança se deu porque descobriu-se que o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, feito em Londres, circulava clandestinamente (até 1808, eram proibidas no Brasil a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro).

O Correio Braziliense foi lançado em junho do mesmo ano, ou seja, três meses antes da Gazeta.
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br