Plano Municipal de Educação de Cacoal é aprovado

Enviar no WhatsApp
PME será executado ao longo de 10 anos, sendo de 2015 a 2024. Plano traçou diretrizes visando melhorar a qualidade da educação.

Durante uma sessão legislativa, no início desta semana, vereadores aprovaram o Plano Municipal de Educação (PME) do município de Cacoal (RO), distante 480 quilômetros de Porto Velho. Para a elaboração do plano, setores da educação e a comunidade escolar discutiram, durante um ano, até traçar diretrizes para o cumprimento de 18 metas e 180 estratégias, a fim de melhorar a qualidade da educação no município. O PME será executado ao longo de 10 anos, sendo de 2015 a 2024.

 O PME será executado ao longo de 10 anos, sendo de 2015 a 2024 (Foto: Magda Oliveira/G1)

“A elaboração desse plano é uma lei nacional, que a cada dez anos os municípios e estados precisam fazer. As metas e estratégias traçadas precisam ser executadas e não podem ser alteradas pelos secretários e prefeitos. É uma forma de direcionamento na gestão”, explicou o secretário de educação Joel Domingos.

Entre as diretrizes traçadas durante as conferências estão: Erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria na qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania; promoção do princípio da gestão democrática e da educação pública, entre outras.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José de Almeida e Silva, Zilma Domingues de Lima, já atua na educação há 22 anos. Para ela, apenas o fato de ter sido aprovado um plano voltado para a educação, já é visto como uma vitória para o setor.

“Esperamos apenas que as metas propostas no plano sejam cumpridas dentro do prazo estipulado. Foram discussões públicas extensas e todas as diretrizes colocadas, visam melhorias na qualidade de ensino, que reflete na valorização profissional”, disse Zilma.

Em Cacoal a rede municipal de educação atende 7 mil alunos, com 10 escolas na área rural, seis centros de educação infantil e oito escolas urbanas. O Plano Municipal de Educação está em vigor desde a última quarta-feira (24).

Magda Oliveira
Do G1 RO
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br