Audiência Pública discute implantação de empresa de incineração de lixo em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Com apresentações culturais, vídeos e gritos de guerra, os catadores de materiais recicláveis realizaram audiência pública na manhã desta quinta-feira 06 de agosto, no plenário da Câmara Municipal, para discutir a implantação da empresa de incineração e carbonização no distrito do Riozinho cerca de 10 km do município de Cacoal.


O Presidente da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Cacoal – COOPCATAR, Marcos Rodrigues de Oliveira, disse que o objetivo é definir a legalidade e a participação dos catadores no processo de implantação da empresa. “Nós estamos cansados de ver empresas se instalando em Cacoal levando o lucro para fora do município e os catadores sendo excluídos desse processo. O que nós queremos é a garantia da valorização e da dignidade dos catadores”,disse. Para o secretário de meio ambiente, José Aparecido Limeira a empresa trará danos ao município. “Viemos debater a instalação dessa empresa, que a nosso ver será prejudicial para  Cacoal tanto na área ambiental quanto na área econômica, já que muitas pessoas dependem de resíduos recicláveis para manter o seu trabalho”, afirmou. José Aparecido anunciou ainda que melhorias para os catadores vêm sendo pleiteadas e devem ser entregues nos próximos meses.


Emerson Bessa, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal - COMDEMA, acredita que a responsabilidade para aprovação ou não da instalação da empresa, não é  apenas do poder público mas de toda a população. “Esse é o momento para sermos cidadãos,  responsáveis ambientalmente ,com ações práticas que possam levar a preservação do meio ambiente de forma sustentável”, declarou. “Queremos ouvir os questionamentos e estamos acompanhando todos os procedimentos para que tudo seja feito na legalidade”, disse a representante do Ministério Público Dra. Valéria Giumelli Canestrini. A audiência contou ainda com a participação de autoridades da esfera municipal e estadual e catadores dos municípios de Porto Velho, Vilhena, Alto Paraíso e Candeias do Jamari.

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br