Seminário discute direitos das trabalhadoras rurais em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Mulheres elaboraram propostas para a Conferência Municipal. Cerca de 100 mulheres da zona rural do município participaram do encontro.

O 2º Seminário de Políticas para Trabalhadoras Rurais teve como tema “Direitos a ter Direitos”. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Cacoal (RO), município distante 480 quilômetros de Porto Velho, na última quarta-feira (7).As mulheres assistiram palestras relacionadas ao assunto e falaram de seus anseios para melhorar a vida no campo. Participaram do seminário aproximadamente 100 mulheres.

O Seminário serviu para elaborar propostas para a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher (Foto: Magda Oliveira/G1)
Seminário discute direitos das trabalhadoras rurais em Cacoal
A aposentada Terezinha Machado Gonçalves, de 66 anos, moradora da Linha 11, estava no seminário para aprender sobre os direitos das mulheres moradoras da área rural. Mas o que a aposentada mais deseja é que a saúde da mulher do campo seja mais bem cuidada."Além de morar no sítio, sou idosa e tenho problema de audição. Uso aparelho e preciso ir até a capital para fazer revisão, mas sempre vou sozinha. O médico não me autoriza a ter acompanhante e não tenho dinheiro para bancar uma pessoa. Por isso, mesmo sem conhecer o local, me arrisco e vou sozinha", contou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciana Borba Faria, o objetivo do seminário é sensibilizar sobre as políticas voltadas para as trabalhadoras rurais, no que se refere a assegurar os direitos delas.

"A gente se propõe a realizar esse trabalho de esclarecimento para a mulher rural, pois se na cidade já é difícil ter acesso à informação aos direitos, imagina na área rural. Nossa proposta é fomentar discussões e cobrar dos poderes para que os direitos das mulheres agricultoras sejam assegurados", afirmou.

As palestras abordaram temas como Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural - PRONAF e Saúde da Mulher. No seminário foram formuladas propostas para serem encaminhadas para a IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na Câmara Municipal.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br