Caminhada Passos que Salvam leva população para as ruas de Cacoal

Enviar no WhatsApp
Objetivo da ação é alertar sobre os sintomas do câncer infanto-juvenil. Moradores de Cacoal também adquiriram 1.200 kits do evento.

A ‘Caminhada Passos que Salvam” também aconteceu em Cacoal, cidade localizada a 480 quilômetros de Porto Velho. Assim como em várias cidades do país, a população também foi às ruas, na manhã deste domingo, 22, a partir das 8:00, para participar do evento. Vestidos com a cor laranja, os participantes chamaram a atenção por onde passaram. O objetivo da ação é alertar sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

A 'Caminhada Passos que Salvam' teve como objetivo alertar sobre o câncer entre os jovens.   (Foto: Magda Oliveira/G1)

Há dois anos, a agricultora Lucinalva Klippel, de 39 anos, descobriu que estava com um carcinoma no glúteo, que também atingem jovens e crianças. Os primeiros sintomas percebidos pela mulher foram dores nas pernas e inchaço no glúteo.

"Eu procurei um médio e já comecei a fazer exames. Quando foi diagnosticado que eu estava com câncer, o tumor já tinha sete centímetros. Fiz biopsia, cirurgia para a retirada e fui transferida para Barretos, em São Paulo, onde fiz o tratamento de radioterapia", contou.

Há alguns meses, Lucinalva descobriu outros sete nódulos no pulmão, fez quimioterapia, mas alguns não responderam ao tratamento. "Em julho eu fiz uma retirada de três nódulos no pulmão. Agora estou me sentindo bem e em janeiro irei retornar a Barretos para fazer novos exames", disse. Ela estava na caminhada acompanhada de suas duas filhas menores.

Em Cacoal, a coordenadora do projeto Maria Aparecida Menegheti, disse que o principal objetivo do projeto é alertar sobre os sinais e sintomas que podem ser decorrentes do câncer. A ideia é que a doença seja descoberta o quanto antes, e o tratamento logo seja iniciado, com isso as chances de curas são bem maiores.

"Dores de cabeça pela manhã e vômito, caroços no pescoço, axilas e virilhas, dores nas pernas, manchas roxas pelo corpo, aumento no tamanho da barriga, podem ser sintomas de câncer infanto-juvenil", alertou Maria.

Além da participação na caminhada, os moradores de Cacoal também adquiriram 1.200 kits contendo camiseta, boné, squeeze e um par de cadarços que significa passos que salvam. Cada kit foi comercializado no valor de R$ 30,00. Toda a renda adquirida com a venda dos kits será revertida para o Hospital de Câncer de Barretos. A caminhada em Cacoal que teve a segurança da Polícia Militar.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br