Estudantes de Cacoal expõem cultura de estados brasileiros em feira

Enviar no WhatsApp
Exposições de quadros, comidas típicas e costumes fazem parte da feira. Ação visa valorizar estados que contribuíram no desenvolvimento de RO.

A cultura de vários cantos do Brasil foi tema de uma feira de conhecimento realizada na quarta-feira (25), por alunos do ensino fundamental e médio de uma escola de Cacoal (RO), distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho. Por meio de exposições de quadros, comidas típicas e costumes, os alunos reproduziram um pouco da cultura de 11 estados brasileiros.


Com o tema ''Brasil nossa cultura, nossa riqueza, nossa diversidade", a feira tem por objetivo valorizar as pessoas que vieram de outros estados e que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.

De acordo com a diretora da escola, Ivanete Luchtemberg, a exposição começou a ser preparada no começo do ano letivo e contou com a participação de professores e cerca de 700 alunos do ensino fundamental e médio. "A feira chega este ano a sua 18º edição, e cada ano um tema diferente é abordado. Esse ano escolhemos mostrar para os estudantes um pouco da cultura dos povos que ajudaram a construir o estado", explica.

Henrique de Paulo se vestiu de cowboy pra representar Goiás (Foto: Rogério Aderbal/G1)A estudante Rafaela Araújo, de 15 anos, está cursando o 1º ano do ensino médio, e fez parte do grupo de estudantes que pesquisaram  sobre o estado de Rondônia. A jovem diz que se impressionou com a dedicação dos colegas de sala, que retrataram a história do estado através de pinturas em telas, grafites e outros.

Rafaela alega ainda que o trabalho o fez descobrir uma série de coisas sobre o estado em que ela nasceu. "Descobri coisas que eu nem imaginava que existiam em Rondônia. Esse trabalho me fez adquirir conhecimentos que me vão ajudar muito no futuro. Como em concursos e vestibulares", revela.

Henrique de Paulo se vestiu de cowboy pra representar Goiás (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Apaixonado pela cultura sertaneja, o estudante Henrique de Paulo, de 16 anos, aproveitou a feira para matar a saudade do estado de Goiás, sua terra natal, de onde saiu quando tinha apenas 6 anos.
Vestido de cowboy e tocando berrante, Henrique se transformou em uma das principais atrações do grupo que pesquisou. "Adoro a cultura do estado que nasci. Fiquei muito feliz quando soube que iria ter um grupo que representaria o estado de Goiás. Como conheço um pouco da cultura de lá pedi para colaborar com a turma estou", aponta.

Rogério Aderbal
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br