Semana do Jovem Eleitor é iniciada no município de Cacoal

Enviar no WhatsApp
Evento vai até a próxima sexta-feira, 20, e visa pessoas entre 16 e 20 anos. Objetivo é estimular a retirada do primeiro título.

Os jovens com idade entre 16 e 18 anos que apesar de não terem a obrigatoriedade de votar, desejam tirar o primeiro título, podem procurar durante toda a semana o cartório eleitoral de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho.

A expectativa no Cartório Eleitoral é que a demanda aumente de 30 para 90 solicitações de primeiro título por dia. (Foto: Magda Oliveira)

A Semana do Jovem Eleitor é uma ação dedicada aos jovens, com o objetivo de antecipar a retirada do documento, que normalmente são deixados para a última hora, tumultuando o atendimento. A semana dedicada aos jovens eleitores é de 16 a 20 de novembro.

Com 16 anos, Jefferson Henrique Gomes procurou o cartório com a certidão de nascimento nas mãos. O garoto disse que preferiu tirar logo o título, para ficar em dias com o que manda a lei.

"Eu acho que exercer a cidadania é um direito e um dever de todos nós brasileiros. Eu resolvi me antecipar para evitar as filas. E já que todos só criticam a política, eu também quero poder ajudar a escolher os governantes para, quem sabe, ajudar a melhorar a nação", disse o garoto.

De acordo com a chefe de cartório, Mariângela de Rossi, no fechamento do cadastro normalmente aumenta o número de atendimentos para a retirada do primeiro título. O órgão normalmente atende 30 novos documentos diariamente, com essa ação a expectativa é triplicar o atendimento.
"Nosso objetivo é antecipar o atendimento, para que nesse período onde todos estão fazendo transferências, alterações e mudanças no título, também não haja um grande fluxo do alistamento do primeiro título", destacou.

Apesar da semana dedicada aos jovens eleitores, as pessoas que ainda não tiraram o primeiro título, têm até a primeira semana de maio do próximo ano para tirar o documento. O atendimento do cartório em Cacoal é de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 13 horas.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br