Vacinação contra raiva animal acontece neste sábado em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Apenas animais do perímetro urbano devem ser vacinados. São 22 pontos de vacinação que ficarão abertos das 9 às 17 horas. 

Todos os cães e gatos do perímetro urbano de Cacoal (RO), com idade a partir de dois meses devem ser vacinados contra raiva, neste sábado (7). A vacinação na zona rural teve inicio no dia 5 de outubro, e agora é a vez da cidade. São 22 pontos de vacinação disponibilizados para atender a demanda.

Segundo a Vigilância e Saúde, existem em Cacoal aproximadamente 16 mil animais entre cães e gatos na área urbana. (Foto: Reprodução Rede Amazônica)
Vacinação contra raiva animal acontece neste sábado em Cacoal
De acordo com a coordenadora de Vigilância e Saúde, Ivani Groomann, os postos ficarão abertos das 9:00 às 17:00 horas. “Além das unidades de saúde, a vacinação acontecerá em pontos estratégicos já conhecidos pela população, como igrejas e associações”, informou.

Ela disse também que, caso não seja possível levar os animais para a vacinação neste sábado, uma nova data será marcada para a conclusão da campanha. Conforme a Vigilância em Saúde, em Cacoal existem aproximadamente de 22 mil animais, entre cães e gatos.

Destes, aproximadamente 16 mil estão na área urbana. Ainda de acordo com o órgão, desde 2004 não é registrado casos de raiva canina, mesmo tendo sido detectados dois casos de raiva bovina no mês de abril no município.

A doença

A raiva é uma doença que passa dos animais ao homem. Essa enfermidade é transmitida ao ser  humano pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura.

Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldades para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Rogério Aderbal
Do G1 RO


    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br