PF prende 11 pessoas em Cacoal por extração de diamantes

Enviar no WhatsApp
Segundo investigações, grupo fazia exploração ilegal em reserva indígena.  Os mandados foram cumpridos em seis cidades do estado nesta terça (8).

Pelo menos 11 pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (8) em seis cidades de Rondônia através da Operação Crátons. Segundo investigações, o grupo é suspeito de estar envolvido na extração ilegal de diamantes das terras dos índios cinta-largas. As prisões foram realizadas em Ariquemes (RO), Cacoal (RO), Espigão D'Oeste (RO), Ouro Preto do Oeste (RO) e Machadinho D'Oeste (RO).

Presos durante Operação Crátons foram levados para Delegacia da Polícia Federal em Pimenta Bueno (RO) (Foto: Magda Oliveira/G1)

Ainda conforme a PF, 13 pessoas foram conduzidas para serem ouvidas por policiais federais durante a manhã desta terça-feira. Também foram cumpridos 25 mandados de buscas e apreensão nas seis cidades do estado.

Dos 11 mandados de prisões, oito foram cumpridos em Espigão D'Oeste e três em Cacoal. Em Ariquemes uma pessoas foi conduzida e outra acabou sendo intimada a prestar depoimento na Polícia Federal. Os presos foram encaminhados para a sede da PF em 
Superior Tribunal De Jusiça proíbe a extração de diamantes na reserva Roosevelt.

Segundo a polícia, informações levantadas a partir da investigação do doleiro Habib Chater, na 1ª fase da Lava Jato, levaram a polícia ao esquema ilegal de diamantes.

Os investigados na Operação Crátons responderão pelos crimes de extração de recursos minerais sem autorização, dano a unidade de conservação, usurpação de bem da união, receptação, organização criminosa, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A Operação Crátons, que está sendo realizada em nove estados e no Distrito Federal, é uma referência às estruturas geológicas que dão origem à formação de diamantes. Os nomes das 11 pessoas presas ainda não foram divulgados. A PF, em Brasília, deve divulgar novas informações sobre a operação ainda nesta terça-feira.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br