Procon orienta consumidores sobre a troca de presentes em Cacoal

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Comerciantes não são obrigados a realizarem trocas, diz código. Consumidor deve procurar a loja, para que haja a substituição da peça.

A aproximação do período natalino faz com que muitos consumidores corram para fazer as trocas de presentes, que normalmente são dados nessa época. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, alerta a população que o Código de Defesa do Consumidor não obriga os comerciantes a realizarem trocas de produtos que não apresentem defeito. Esses acordos de troca devem ser feitas no momento da compra.

O Procon orienta os consumidores que façam um acordo por escrito com os comerciantes, garantindo as trocas dos produtos. (Foto: Magda Oliveira/G1)

"No ato da compra deve ser feito entre o comprador e o vendedor um acordo por escrito que garante que poderá ser feita a troca, principalmente, quando se trata de presentes, que podem não servir, ou não agradar a quem ganhou. Caso contrário, não há obrigatoriedade dos comerciantes realizarem a substituição do produto", explicou a coordenadora municipal do Procon de Cacoal, Márcia Maria dos Santos.

Apesar de não haver a obrigatoriedade da troca dos produtos, a gerente de uma loja de confecções de Cacoal, Magda Coppo, diz que a política de sua empresa é de sempre realizar a substituição dos produtos, desde que esteja com todas as etiquetas e na mesma condição como foi retirada da loja. "Nós tratamos os clientes de troca da mesma forma como tratamos o cliente no ato da compra, pois uma substituição de produto pode gerar a uma nova compra", disse.

Os produtos que apresentarem defeitos, ou quebrarem no prazo de um ano, ou durante a garantia, o consumidor deve procurar a loja onde o produto foi comprado, para que haja a substituição da peça. Caso o defeito ocorra até 30 dias após a compra, o consumidor pode escolher entre a substituição da peça ou a devolução do dinheiro.

Magda Oliveira
Do G1 RO

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