Grande procura por vagas na rede estadual de ensino em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Maioria dos pais tentavam vagas para os filhos no ensino fundamental. Em algumas escolas as filas começaram a se formar no domingo.

As matrículas nas escolas estaduais de Rondônia começaram nesta segunda-feira (18), e se estendem até a sexta-feira (22), no horário das 7h30 às 13h30. No entanto, em Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, as secretarias das escolas ficaram lotadas logo nas primeiras horas do dia, em algumas escolas os pais chegaram a dormir no pátio para garantir a matricula do filho.

Gerson Biachini foi um dos pais que dormiram na fila para consguir matricular o filho.   (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Foi o que fez o representante comercial Gerson Bianchini que estava tentando matricular o filho no 1º ano do ensino fundamental da Escola Carlos Gomes, localizada no bairro Novo Cacoal. Ele contou que estava no local desde as nove horas da noite de domingo (17). "Quando eu cheguei já tinha umas 50 pessoas esperando. O jeito foi passar a noite no chão para garantir a vaga do meu filho. O bom é que consegui fazer a matrícula dele", relatou.

De acordo com a vice-diretora, Edvan Alves Miranda, a escola comporta cerca de 800 alunos e esse ano foram disponibilizadas cerca 150 novas vagas para todo o ensino fundamental. "Quando chegamos hoje cedo, tinha mais de 100 pais esperando por vagas mas, infelizmente, nem todos irão conseguir a vaga. Esses terão que ser remanejados para outras escolas, pois nosso número é bastante reduzido", revelou.

Em algumas escolas de Cacoal as vagas terminaram ainda pela manhã desta segunda,18. (Foto: Rogério Aderbal/G1)A escola Bernardo Guimarães, localizada no Centro, é uma das mais concorridas do município. E já no primeiro dia quase todas as vagas foram preenchidas, restando apenas para o primeiro e segundo ano do ensino fundamental.

"Nossas vagas sempre são preenchidas por nossos alunos mesmos, e as que foram disponibilizadas para novatos também já foram quase todas preenchidas. Agora estamos pegando nomes para a lista de reserva, porém isso não é garantia de vaga", explicou o diretor Nilton Cesar da Mata.
Conforme a direção das escolas, as vagas mais procuradas são para os primeiros anos do ensino fundamental. E a recomendação é que os pais não deixem a matrícula de seus filhos para os últimos dias, pois podem enfrentar problemas.

Rogério Aderbal
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br