Ações contra DST's serão desenvolvidas em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Campanha está programada para o período do Carnaval. Serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, B e C.

Apesar de não ter o carnaval popular este ano em Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, a Secretaria de Saúde (Semusa) irá realizar um trabalho de orientação, prevenção e detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). As ações devem ser desenvolvidas no período de 1º a 15 de fevereiro.

Os testes rápidos para detectar doença sexualmente transmissíveis dão o resultado em cerca de 30 minutos. (Foto: Magda Oliveira/G1)

Segundo a coordenadora de doenças sexualmente transmissíveis, Elizete Rangel, a campanha será realizada nas unidades básicas de saúde e em locais públicos com grande concentração de pessoas.

"Vamos está disponibilizando testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatite, B e C. Também vamos distribuir preservativos em locais estratégicos, como as feiras livres e estabelecimentos onde serão realizadas festas durante o carnaval", explicou. Os testes rápidos, segundo Elizete, têm contribuído para a identificação de novos casos de doenças infecto contagiosas no município.

"Os testes rápidos são bastante eficazes e dão o resultado em cerca de 30 minutos, o que facilita a identificação e o tratamento da doença. Pelo método tradicional o resultado leva de um a dois meses para ser divulgado", revelou.

Conforme Elizete Rangel, em 2014 foram confirmados 15 casos de HIV/Aids, por meio de testes rápidos. Já em 2015 o número saltou para 30.  Ainda de acordo com a coordenadora, o município tem uma média de 200 pessoas em tratamento contra Aids, destes a maioria são jovens com idades entre 20 e 35 anos.

Rogério Aderbal
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br