Aterro Sanitário Regional é inaugurado em Cacoal

Local tem capacidade para atender os resíduos de até 19 municípios. Responsável garante que não há perigo de contaminação de nascentes.

Após muitos transtornos quanto à construção e funcionamento do aterro sanitário de Cacoal (RO),município a 480 quilômetros de Porto Velho, finalmente a obra foi oficialmente inaugurada na manhã de sexta-feira (5).

Na inauguração do aterro foi informado que o local pode receber até 380 toneladas de lixo por dia, durante 38 anos. (Foto: Magda Oliveira/G1)

O Aterro Sanitário Regional de Cacoal poderá receber os resíduos sólidos de até 19 municípios da Região Central, Zona da Mata e Vale do Guaporé. As atividades do aterro começaram no dia 5 de janeiro de 2016.

O secretário estadual da Sedam Wilson Sales, também participou da cerimônia de lançamento e contou que houve uma prorrogação da Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que aumentou o prazo para que os municípios consigam dar destinação correta aos resíduos produzidos pela população até o ano de 2018.

"Ter esse aterro em Cacoal é muito importante primeiro por causa da saúde e qualidade de vida da população, destinação correta dos resíduos sólidos e pelo meio ambiente, que por questões equivocadas da destinação dos resíduos podem comprometer o lençol freático", disse o secretário.

O responsável pelo aterro, Fausto Moura, disse que essa construção veio para cumprir a lei federal, que apesar de ter sido prorrogada, os municípios já começaram a se movimentar para cumpri-la.

"Nós demoramos nove meses para construir o aterro entre construção e licença, iremos gerar 60 empregos direto no município. Nosso aterro tem capacidade para receber até 380 toneladas de lixo por dia, durante 38 anos", explicou Fausto.

Sobre a preocupação dos moradores sobre a contaminação das nascentes que ficam próximas ao aterro, Fausto assegurou que não há nenhum risco para o meio ambiente. "A técnica disse que nós poderíamos construir o aterro nesse local, devido a profundidade do lenço freático, estar acima da norma quase quatro vezes, com proteção de mantas com durabilidade de 500 anos", afirmou. O novo aterro possui uma área de 138 hectares e fica localizado há 24 quilômetros do centro de Cacoal.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa © Serviços Digitais (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br