Artesãos de Cacoal devem se cadastrar em programa nacional

Enviar no WhatsApp
Carteiras de regularização devem ser entregues no prazo de 10 dias. Artesãos terão reconhecimento e desconto na compra de produtos.

Durante toda a sexta-feira (18), trabalhadores manuais de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, se cadastraram no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). O cadastro foi realizado no hall de entrada do Teatro Municipal da cidade, e as carteiras devem ser entregues no prazo de 10 dias.

O festival de flores acontece em Cacoal e tem em exposição mais de 200 tipos de plantas. (Foto: Magda Oliveira/G1)

Com 69 anos de idade, a doméstica Julieta Faneta da Silva, tem o artesanato como uma renda extra. Panos de prato, toalhas de banho e rosto e tapetes, ganham formatos delicados e elegantes, devido a habilidade que dona Julieta tem com as linhas. Ponto cruz e crochê são suas especialidades.

"Eu faço os produtos para vender para meus amigos e familiares. Eu vim fazer esse cadastro, pois acho importante meu trabalho ser reconhecido. Nunca fui para feiras expor meus produtos, mas é bom saber que caso eu queira sair para vender minha arte fora, terei apoio", acredita Dona Julieta.

Para o preenchimento do cadastro e comprovação da realização do trabalho dos artesãos, veio a Cacoal a coordenadora do PAB em Rondônia, Wellida Sodré, que explicou que com o novo documento os artesãos terão reconhecimento, desconto na compra de produtos e facilidades financeiras para participarem de feiras nacionais.

"Todo o artesão do Brasil recebem carteiras iguais, somente o que difere é o estado. Desde o início deste ano artesão passou a ser uma profissão reconhecida, através de uma lei federal. Essa carteira dá direito a eles de não pagarem impostos e terem o transporte do material de um estado a outro sem nenhum custo", explicou Wellida.

Para o cadastramento é necessário que o artesão tenha em mãos uma xerox do RG e CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e uma peça de artesanato confeccionada. O atendimento segue até o sábado das 8 horas às 12 horas.

Magda Oliveira
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br