Transporte aéreo cresce 3,07% em Cacoal e já supera Vilhena e Ji-Paraná

Enviar no WhatsApp
Ao todo, 57.472 pessoas estiveram no aeroporto de Cacoal em 2015. Ji-Paraná e Vilhena tiveram queda de passageiros nos últimos dois anos.

O município de Cacoal foi o único do interior de Rondônia que registrou aumento no transporte de passageiros em voos domésticos nos últimos dois anos. De acordo com dados divulgados pela Azul Linhas Aéreas - única companhia que faz voos do interior para fora do estado -, dois aeroportos tiveram queda significativa nos embarques e desembarques. A maior redução foi a do Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná. No ano de 2014, 53.232 pessoas passaram pelo aeroporto. Já em 2015 esse número caiu para 36.848 viajantes, ou seja, 30,77% a menos.

Passageiros da Azul aguardam por voo em Cacoal, após 24 horas (Foto: Rogério Aderbal/ G1)

O Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena (RO), foi o segundo do estado com queda no número de passageiros. No ano de 2014, segundo a empresa, 46.750 pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade. No ano seguinte, o movimento foi 7,46% menor, o que representa 42.262 passageiros.


Segundo a Azul, enquanto as duas cidades registraram queda no número de passageiros, o Aeroporto Capital do Café, em Cacoal (RO), teve um aumento de 3,07% no movimento de embarque e desembarque. Em 2014, 55.756 pessoas passaram pelo aeroporto. Já no ano passado o número saltou para 57.472 usuários.

Voos com  ATR-72 tem capacidade de transportar 68 passageiros (Foto: Jonatas Boni/G1)

A queda de passageiros no interior do estado aconteceu por causa da redução do número de voos realizado pela companhia. Em agosto do ano passado, por exemplo, a empresa suspendeu três voos semanais que saiam de Vilhena para Cuiabá (MT) por causa de um reajuste na malha.

Antonoaldo Neves, presidente da Azul (Foto: Jonatas Boni/ G1)Ao G1, o presidente da companhia, Antonoaldo Neves, disse que a redução dos voos no interior foi feito por questões econômicas e que, por enquanto, não existe previsão para retomar os voos que eram feitos do interior para a capital Porto Velho.

O preço do querosene no estado também é um dos fatores que dificultam a ampliação da malha no interior. Em Cacoal, segundo Neves, o querosene chega a custar R$ 10 o litro. "A gente entende e concorda com a filosofia do governo que não é para dar subsídio, mas, enquanto não abaixar o preço do querosene, não vai ter mais voo na Amazônia Legal. Não tem motivo para o querosene no interior ser cinco vezes mais caro que em São Paulo", afirmou.

Mesmo diante do preço do litro do querosene, o presidente diz que a companhia gosta de fazer voos regionais e prioriza por isto. Atualmente, a Azul faz pousos e decolagens em cerca de 100 cidades do Brasil, quase o dobro feito pela concorrência.

Perfil

De acordo com Marcelo Bento Ribeiro, diretor de planejamento, alianças e Azul Viagens, cerca de 60% dos clientes viajam pela companhia a trabalho. Ele destaca que em Rondônia essa realidade também é presente, pois o agronegócio é forte no estado.

Em entrevista, Marcelo disse que a expectativa da empresa é ampliar voos regionais nos próximos anos, pois o consumo deve crescer mais no interior do que na capital.

Jonatas Boni
Do G1 RO

Saiba mais www.meuapp.dupessoa.com.br
Existe em Rondônia uma nova geração de clientes cada vez mais focada no uso dos celulares, tablets e smartphones, que passam 24 horas conectadas ao seu aparelho. Essa geração já corresponde a 87% da população. Que tal colocar o seu negócio ou serviço literalmente nas mãos dessas pessoas? Se isso parece ótimo pra você, imagine para o seu cliente, poder estar a um toque de distância do seu alcance! Converse conosco (69) 9366 7066 WhatsApp
 
    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br