Capacitação para realizar teste rápido em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Profissionais da área da saúde são orientados sobre como executar o serviço, em Cacoal.

Durante todo o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal está realizando a campanha ‘Julho Amarelo’, que visa diagnosticar pessoas com hepatites virais. Uma das formas de descobrir a doença é através da realização de testes rápidos, que podem ser realizados nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). Para ajudar neste tipo de diagnostico, a Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo uma capacitação para os servidores da saúde, que começou na manhã de segunda-feira (18).

Foto: Magda Oliveira

Além de hepatites virais, através dos testes rápidos também é possível descobrir se o paciente é portador de HIV ou sífilis. De acordo com a coordenadora municipal de imunização Elizete Rangel, o principal objetivo da capacitação é aconselhar os pacientes sobre o tratamento e acompanhamento da doença.

“Nosso objetivo principal é descobrir esses pacientes, caso o teste dê positivo, ensinar como dar de forma correta essa notícia, orientar o paciente sobre o tratamento que deverá seguir, e realizar o acompanhamento desse paciente”, explicou Elizete.

No ano passado o Município de Cacoal realizou cerca de 28 mil testes rápidos. Para o setor de saúde o procedimento tem ajudado no diagnóstico dessas doenças. As pessoas que quiserem fazer o teste, basta procurar uma das oito UBS do Município. “Não precisa de agendamento, basta chegar nas unidades que o teste será feito, quanto antes o diagnostico da doença for descoberto, mais rápido o tratamento será iniciado”, disse a coordenadora.

O resultado do teste rápido fica pronto em 30 minutos e o encaminhamento do paciente para o início do tratamento é feito de forma imediata. A capacitação segue até quarta-feira (20), no auditório do Hospital Regional de Cacoal. Cacoal possui mais de 400 pacientes com hepatites crônicas.

Por Magda Oliveira
Foto Magda Oliveira

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br