Carreta do Hospital de Câncer realizará exames de mamografia

Enviar no WhatsApp
Iniciativa atenderá c e o distrito de Nova Londrina em agosto. No total, 530 pessoas devem ser beneficiadas com exames gratuitos.

A carreta da Unidade Móvel de Prevenção (UMP) do Hospital de Câncer de Barretos realizará exames gratuitos de mamografia em Ji-Paraná (RO), município a 370 quilômetros de Porto Velho. Os atendimentos serão realizados entre os dias 01 e 10 de agosto, em frente à unidade de saúde L1 Maringá. Nos dias 11 e 12 de agosto, a UMP atenderá pela primeira vez as mulheres do distrito de Nova Londrina. Cerca de 530 pessoas devem ser beneficiadas pela iniciativa.

Carreta atenderá Ji-Paraná e o distrito de Nova Londrina entre os dias 1º e 12 de agosto (Foto: Casa Rosa/Divulgação)

A carreta é equipada com material necessário para realizar os exames de mamografia, que pode diagnosticar em fase precoce o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 90% dos pacientes são curados quando a doença é diagnosticada no início. "Nosso objetivo é que até 2020 todas as mulheres do estado sejam atendidas. Algumas pacientes não têm nenhum sinal ou sintoma de câncer, mas com o exame conseguimos rastrear", explica Carina Xaves Almeida, gerente do departamento de prevenção da Casa Rosa, que é a unidade administrativa do Instituto de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, no município.

Exames serão gratuitos e devem ser agendados (Foto: Casa Rosa/Divulgação)Em Ji-Paraná, as mulheres de 40 a 69 anos podem agendar o exame até o dia 05 de agosto na Casa Rosa, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Para concluir o processo é necessário apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, Cartão do Sus e comprovante de residência.

A Casa Rosa fica situada na Rua Engenheiro Manfredo Barata, n°261, no Bairro Jardim Aurélio Bernardi. Em Nova Londrina, o público deve procurar a Unidade Básica de Saúde do local para fazer o agendamento dos exames até o dia 10 de agosto, com os documentos necessários.

Segundo a Casa Rosa, desde 2015, a carreta do Hospital de Câncer de Barretos realizou cerca de 7,5 mil exames de mamografia em 38 municípios do estado. Em Ji-Paraná, os atendimentos vão ocorrer entre os dias 01 e 10 de agosto. No distrito de Nova Londrina, os exames serão oferecidos nos dias 11 e 12 de agosto. Durante os dias 9 e 10, a equipe da UMP receberá o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Casa de Saúde do Índio (Casai), para atender os moradores da zona rural e indígenas.

Cerca de 450 atendimentos devem ser realizados em Ji-Paraná. No distrito de Nova Londrina, cerca de 80 mulheres devem atendidas durante os dois dias programados.

Marco Bernardi
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br