Duplicação da BR 364 pode ser concluída até o final de 2017

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Gurgacz teme que o modelo de concessão que está prestes a ser fechado para o trecho

Está sendo feito pela Construtora Sanches Tripoloni e prevê a duplicação escalonada, o estudo que vai embasar a concessão da BR-364 com prioridade para os trechos mais movimentados e travessias urbanas, informaram representantes do governo na quarta-feira (13) durante audiência pública promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). 


A rodovia é uma importante rota de escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste. Quando concluído, o estudo será submetido à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que poderá sugerir a inclusão de novos trechos. Mas a duplicação total da rodovia em um primeiro momento está praticamente descartada pois acarretaria um valor mais elevado a ser cobrado nas futuras praças de pedágio. Foi o que argumentou o secretário de gestão dos programas de transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luciano de Souza Castro: — Se nós tratarmos a duplicação de forma generalizada, os preços de lançamento dos pedágios sobem. Se você falar em duplicação geral, vai para o leilão com os preços de pedágio lá em cima. O processo de concessão da BR-364, no trecho entre os municípios de Comodoro (MT) e Porto Velho (RO), deverá ser concluído até o final de 2017 e as obras de duplicação iniciadas em 2018, conforme estimativa apresentada pelo Ministério dos Transportes. A audiência foi requerida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO).


Ele teme que o modelo de concessão que está prestes a ser fechado para o trecho, por um período de 20 anos, preveja apenas a restauração da rodovia. Mas representantes do governo garantiram que alguns trechos serão duplicados — A orientação que foi dada na questão da duplicação e das terceiras faixas é que elas sejam propostas conforme a necessidade do tráfego. A ANTT vai fazer a avaliação e ver se o estudo apresentado pela empresa é a melhor configuração —, assinalou Diogenes Alvares, gerente de Estruturação de Negócios da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL). O presidente da CI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), assegurou que o colegiado vai acompanhar de perto o andamento do processo de concessão da rodovia e fará novos debates para garantir que as obras de duplicação saiam do papel.

Por Rádio Alvorada AM

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1 Comentários:

  1. O incrível disso tudo a população do estado escuta essa promessa a muitos anos e nunca vai para frente, ai quando vemos esse tipo de noticias nem da para confiar muito, além do mais é um absurdo os valores colocados nesses tipo de obra. Detalhe importante em Brasilia desde a década de 90 lá consta que BR 364 estava toda asfalta, povo nunca aprende mesmo. Políticos corruptos nos sugam todos os dias e nada e feito isso e uma vergonha.

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