Educação no trânsito é ensinada em sala de aula, para alunos de Cacoal

Enviar no WhatsApp
Neste segundo semestre os alunos das escolas municipais serão beneficiados. Alunos recebem certificados durante uma formatura no final do ano.

Atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização de trânsito e fazer uso de equipamentos de segurança, são alguns dos assuntos abordados durante as aulas do Programa Educacional de Trânsito Seguro (Pets), desenvolvido com os alunos do 5ª ano das escolas municipais e estaduais de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. No primeiro semestre do ano, os alunos das escolas estaduais foram beneficiados com as aulas, neste segundo semestre serão os das escolas municipais.

Alunos das escolas estaduais foram beneficiados com aulas sobre segurança no trânsito (Foto: Magda Oliveira/G1)

A aluna Emilly Jandira, de 10 anos, que estuda na Escola Municipal Augustinho Góes, diariamente é levada pelo pai de moto até a instituição de ensino e para isso utiliza um capacete. Para ajudar os demais alunos a entenderem como deve ser feito o uso correto do objeto de segurança, Emilly serviu de exemplo para o resto da turma.

“Eu não sabia que a fivela se chamava jugular, mais sabia que tinha que manter ela fechada. Meus pais sempre me fazem usar o capacete, pois falam que se acontecer algum acidente minha cabeça vai ficar protegida”, acredita a garota.

E o uso correto do capacete foi o assunto abordado no primeiro dia de aula com os alunos, já que boa parte fazem uso de motocicleta para chegarem até a escola. De acordo com a educadora de trânsito do município, Lucen Baine, o objetivo do município com a realização das aulas de trânsito, é fazer com que as crianças cresçam e se tornem adultos mais conscientes no trânsito.

“Esperamos que com essas aulas eles cresçam sabendo quais são suas obrigações e direitos no trânsito. E que de alguma forma, também passem o que é aprendido durante as aulas para seus pais, pois sabemos que é bem mais difícil passar essas noções para os adultos”, explicou Lucen.

O programa funciona no município desde o ano de 2012. As aulas são oferecidas uma vez por semana, sendo divididas em 10 lições. Os alunos recebem material didático, tem aulas expositivas, vídeos e atividades extraclasse. Até o final deste semestre, seis escolas municipais devem ser atendidas com o programa. Os alunos recebem certificados durante uma formatura no final do ano.

Magda Oliveira
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br