Encontro discute formas de diminuir acidentes de trânsito em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Servidores de diferentes órgãos se encontraram nesta sexta-feira (29). De 2010 a junho de 2016 Cacoal registrou 350 mortes por acidentes.

Órgãos de segurança pública, servidores da saúde e comunidade em geral se reuniram na manhã de sexta-feira (29) no auditório do Hospital Regional de Cacoal para um encontro intersetorial com o tema: 'Programa vida no trânsito'. O objetivo do encontro é traçar ações para diminuir a incidência de acidentes no trânsito.

Servidores discutem como minimizar dados de acidentes de trânsito na Zona da Mata de RO (Foto: Magda Oliveira/G1)

De acordo com dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Cacoal é o quinto colocado no estado em números de internações causadas por acidente de trânsito. Porém, segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Gerson Antônio Sapper, no município o número de acidentes de trânsito diminuiu em 15% comparado com 2015.

"Nós chegamos à conclusão que Cacoal ocupa essa colocação devido os pacientes acidentados de outros municípios que são transferidos para Cacoal. Mas sabemos que esse número precisa baixar ainda mais, e a maioria dos acidentes registrados ainda são pela imprudência do condutor", garantiu Sapper.

Segundo a coordenadoria de vigilância em saúde, Ivani Gromann, de 2010 a junho de 2016 Cacoal registrou 350 mortes por acidentes de trânsito. Dessas vítimas 178 eram motociclistas.

“Quando pensamos em prejuízos, percebemos que o maior é a vida do pai de família que muitas vezes se perde pela pressa, imprudência ou tantos outros motivos. Quando esses acidentados são levados para os hospitais, também geram prejuízos, pois ocupam leitos que poderiam ser ocupados por pacientes com doenças graves”, destacou Ivani, afirmando que a maioria das vítimas de trânsito são homens.

Ao final do encontro que trouxe aos participantes dados estatísticos de acidentes, mensagens e vídeos reflexivos, além de ações desenvolvidas em outros municípios e estados para diminuir as ocorrências de trânsito foram realizadas. Foi proposto a criação de um comitê com representantes de diversos órgãos que promovam ações voltadas ao trânsito mais seguro.

Magda Oliveira
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br