Índios se unem e pedem recursos para trabalhos realizados pela Funai

Enviar no WhatsApp
Etnias dizem que fundação se enfraqueceu e não atende necessidades. Segundo coordenador interino, melhorias de recursos e métodos são precisos.

Indígenas se manifestaram na manhã de quarta-feira (10) pedindo melhorias nos recursos destinados à Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ji-Paraná, na região central de Rondônia. Comunidades das etnias Araras, Zóros, Gavião, Tupari, Makurap se manifestaram pelas ruas da cidade e se reuniram na fundação.

Índios de diferentes etnidas se reunem em Ji-Paraná (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

O índio Dalton Tupari afirma que este é um movimento a favor da Funai. Os indígenas alegam que a instituição teve uma redução no orçamento e que isto piorou o atendimento dentro das aldeias. Segundo o índio, há 10 anos os povos percebem que há um enfraquecimento no órgão. “Hoje estamos com uma Funai fraca. Nossa preocupação é esta, porque a política do governo federal não favorece o fortalecimento e estamos aqui para sermos ouvidos”, diz Tupari.

Para o coordenador interino da fundação, William Nunes, movimentos como este mostram que o órgão é importante à comunidade indígena. “Este é um momento histórico onde a comunidade indígena mostra que a Funai tem o apoio dos índios. Hoje temos uma união entre os povos indígenas”, declara. O coordenador ainda explica que a instituição necessita de recursos e mudanças nos métodos de relacionamento com as aldeias. “As aldeias estão fragilizadas. O que falta hoje para a Funai são recursos. Precisamos de rumos dados pelo governo para que consigamos trabalhar”, afirma.

O  cacique  Francisco Chagas afirma que a comunidade não deixará de buscar as melhorias em todas as áreas para os índios. “É um movimento indígena que também precisa ser fortalecido. Não só na Funai, em outras áreas também. Temos as mesmas necessidades que um homem branco tem e precisamos buscar melhorias”, acredita.

Pâmela Fernandes
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br