Produtores de Cacoal participam da etapa regional de concurso de café

Enviar no WhatsApp
Agricultores que cultivam os melhores grãos serão anunciados na sexta (19). Fase final do concurso será no dia 14 de setembro, em Porto Velho.

Produtores de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, participam do 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora. Aroma, sabores, cores e tamanho são itens avaliados na etapa regional de degustação realizada nesta quinta-feira (18), no município. Nesta sexta-feira (19), serão anunciados dez agricultores que cultivam os melhores grãos na região. Na fase final da competição estadual, os três primeiros colocados receberão o valor de R$ 100 mil, dividido entre os vencedores.

No total, 184 agricultores se inscreveram no concurso em todo o estado (Foto: Magda Oliveira/G1)

O concurso é realizado em todo o estado de Rondônia. No total, 184 produtores se inscreveram na iniciativa até o último mês de junho. Os municípios foram divididos em duas regionais. Cacoal e a região da Zona da Mata estão disputando com agricultores do Território Rio Machado, Cone Sul e Vale do Guaporé.

Nesta etapa do concurso, três provadores oficiais de café, do Espírito Santo (ES), estiveram na cidade nesta quinta-feira, para fazer a degustação das bebidas feitas com os grãos produzidos pelos agricultores participantes da atividade. A prova do café faz parte da prova final do concurso na regional de Cacoal.

"Nós avaliamos dez quesitos, entre eles o aroma, sabor, salinidade e equilíbrio. Todos esses itens têm que formar um conjunto para que a bebida tenha uma boa pontuação e seja considerada um café especial. Já sabemos que a disputa será difícil, pois os grãos produzidos no estado de Rondônia são excelentes", afirmou o especialista na avaliação de café, Talles da Silva de Souza, que trabalha na área há 15 anos.

Em Cacoal, três provadores oficiais de café avaliaram os grãos nesta quinta-feira (18) (Foto: Magda Oliveira/G1)

O concurso seleciona 10 vencedores de cada regional para disputar a etapa final da competição, que será realizada em Porto Velho, no dia 14 de setembro. No total, 20 produtores concorrerão na fase estadual.

"Em Cacoal, iremos divulgar na sexta-feira os 10 melhores grãos dessa primeira regional. Após divulgarmos os 10 vencedores da segunda regional, os 20 melhores irão para a disputa estadual, onde serão selecionados apenas os três melhores", explicou o gerente técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Os três primeiros colocados no concurso irão receber uma premiação em dinheiro no valor de R$ 100 mil, que será dividido entre os ganhadores, além da oportunidade de participar da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG), entre os dias 21 e 24 de setembro.

Magda Oliveira
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br