Semana de mobilização da pessoa com deficiência começa em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Ações voltadas para o tema seguem até sábado (27). Caminhada, palestras e passeio ciclístico fazem parte da programação.

Alunos do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic) foram para as ruas na manhã de segunda-feira (22), para chamar a atenção da população quanto a existência das deficiências físicas e motoras. A caminhada faz parte da programação de Mobilização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e Semana Municipal de Prevenção das Deficiências. As ações voltadas para o tema seguem até sábado (27).

Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic) realiza caminhada (Foto: Magda Oliveira/G1)

Emili Pagoto de 19 anos é aluna do Cernic há três anos e conta que desde que iniciou suas aulas no local já conseguiu se desenvolver. “Eu trabalho com os meus pais em uma lanchonete e consigo atender os clientes e servir suco. Gosto do meu trabalho e sei que as aulas no Cernic me ajudaram no meu desenvolvimento”, acredita a garota.

Segundo a diretora da instituição Nalzira de Fátima, as ações deste ano serão no intuito de diminuir a discriminação que ainda cercam os alunos com deficiências. “Além da caminhada, durante a semana, profissionais que trabalham no Cernic estarão visitando escolas e dando palestras para os alunos sobre a existência das deficiências, mas alertando que isso não os torna nem pior e nem melhor que ninguém, pois são todos iguais”, justificou Nalzira.

Dentro da programação que será desenvolvida durante a semana, estão atividades culturais dentro do próprio Cernic, palestras na Associação Beneficente dos Idosos de Cacoal (Abic) e o encerramento será no sábado com um passeio ciclístico às 19 horas com saída do pátio da igreja Matriz.

Magda Oliveira
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br