Ivo Cassol é condenado a perder função pública por doação de viaturas

Enviar no WhatsApp
Ex-governador de RO entregou viaturas de forma ilegal, segundo TJ. Senador disse que não houve promoção pessoal e vai recorrer da decisão.

O ex-governador de Rondônia e atual senador da República, Ivo Cassol (PP), foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça (TJ) e teve os direitos políticos suspensos por ter feito a doação de duas viaturas para a guarda municipal de Ariquemes (RO) de forma irregular em 2010, enquanto ainda era governador. O processo foi julgado pela 3ª Vara de Justiça de Ariquemes. A sentança divulgada esta semana também inclui a perda da função pública.

Ivo Cassol é condenado a perder função pública por doação de viaturas

Procurado pelo G1, o senador Ivo Casol negou o crime de improbidade e disse que vai recorrer da decisão judicial.

Conforme o TJ-RO, Ivo Cassol foi denunciado pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) por ter feito promoção pessoal com a doação irregular de viaturas para a guarda municipal de Ariquemes. A doação teria acontecido em uma data próxima ao registro de candidaturas eleitorais, no ano de 2010.

Ivo Cassol é condenado a perder função pública por doação de viaturas

Segundo o MP-RO, na época Ivo Cassol teria promovido um evento em praça pública para entregar os dois veículos ao município. Após a entrega, foi constatado que os veículos eram inservíveis, ou seja, quando não tem mais utilidade para funcionamento.

A promotoria também apurou que os automóveis pertenciam ao Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e que não foram transferidos formalmente, porém mais tarde a guarda municipal ficou sem o suporte anunciado. Além de Ivo Cassol, o ex-vice governador do estado, João Cahulla, e o ex-deputado estadual Jidalias dos Anjos foram condenados por improbidade.

Ao G1, o senador Ivo Cassol, que foi governador de Rondônia de 2003 a 2010, contou que a solenidade de entrega aconteceu antes das convenções partidárias, onde foram entregues vários outros benefícios para municípios vizinhos da região de Ariquemes.

Ivo Cassol é condenado a perder função pública por doação de viaturas

"Na verdade não foi entregue apenas duas viaturas para a guarda municipal, mas vários equipamentos e materiais. Junto foi entregue as viaturas compradas pelo Detran para o município, que não tinha carro nenhum para atender a guarda.Repeito a decisão do juiz, mas não foi usado para promoção pessoal. Vamos recorrer da decisão", explicou.

A condenação do TJ-RO prevê a perda da função pública de Ivo Cassol, se ainda estiver exercendo, a suspensão dos direitos políticos por três anos e o pagamento de multa civil em valor monetário correspondente a 20 vezes ao valor da última remuneração por ele recebido no cargo. As mesmas penas foram aplicadas ao ex-vice governador, João Cahulla, e o ex-deputado Jidalias. Os outros dois condenados na ação não foram localizados para comentar a decisão da Justiça de Rondônia até a publicação da reportagem.

Matheus Henrique
Do G1 RO

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br