Justiça Eleitoral investiga compra de votos em Ji-Paraná

Enviar no WhatsApp
Dois dos 226 candidatos a vereador, que disputaram as eleições de domingo (02) estão sendo investigados pela Justiça Eleitoral por compra de votos. A informação foi dada pelos juízes da 3ª e 30ª Zona Eleitoral Ana Valéria de Queiróz Santiago Ziparro e Valdecir Ramos de Souza, em entrevista ao Programa Fala Ji-Paraná, da Rede TV Rondônia.


Os nomes são mantidos em segredo de Justiça, e envolve um candidato eleito e outro reeleito, ambos com votação expressiva nas urnas. Com base nas provas coletadas e, em posse da Justiça, os crimes teriam ocorrido em uma aldeia indígena, o outro envolve a troca de combustível por voto.

Em ambos os casos a diplomação dos candidatos prevista para o dia 15 de dezembro, pode não ocorrer, sendo as candidaturas impugnadas.

“Diplomação pode ser efetivada, e depois cancelada. Vamos a partir agora, para o prazo de prestação de contas dos candidatos, com prazo encerando agora no dia primeiro de novembro. Havendo irregularidade, a ponto de demonstrar abuso de poder econômico pode gerar a não diplomação do candidato”, disse Ana Valéria Ziparro, juíza da 3ª Zona Eleitoral.

Analise

Os dois casos citados pela Justiça Eleitoral já estão com material de posse do Ministério Publico. “Havendo indícios elementares o MP ingressa imediatamente com o processo. Até o momento ainda não entrou, está fazendo a avaliação, se comprovado a própria diplomação será impedida”, comentou Ana.

Para o juiz Valdecir Ramos da 3ª Zona Eleitoral, com exceção dessas irregularidades o processo eleitoral foi muito tranquilo, em Ji-Paraná. “O processo eleitoral foi ordeiro em nossa cidade, os candidatos não lançaram santinhos nas ruas, que poderiam caracterizar crime eleitoral e ambiental, com multas de até R$ 200 milhões, desta forma tivemos uma cidade limpa e uma apuração bem agilizada”, explicou.

Disse ainda, que nas 345 sessões eleitorais espalhadas em 223 pontos de votação, o sistema de segurança foi reforçado pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal. Para ele, foram às urnas em Ji-Paraná, somente 68.093 dos 78.376 eleitores.

“Tivemos uma abstenção de 10.283 eleitores, cerca 13,12%. E votos brancos foram 1.884 – 2,77% e votos nulos 4.011 média 5,89% declarou.

Diário da Amazônia

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br