Mulheres recebem exames gratuitos de mamografia em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Iniciativa é realizada em alusão ao 'Outubro Rosa'. No total, 205 mulheres serão beneficiadas com os exames até sexta-feira (7).

A carreta da unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos chegou em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, na manhã desta terça-feira (4), para realizar exames gratuitos de mamografia. Ao todo, 205 mulheres serão atendidas no município até a próxima sexta-feira (7). A iniciativa está sendo realizada em alusão ao 'Outubro Rosa', mobilização mundial de combate ao câncer de mama.

Carreta do Hospital de Câncer chegou em Cacoal na manhã desta terça-feira (4) (Foto: Magda Oliveira/G1)

O público feminino começou a receber o atendimento na carreta na manhã desta terça-feira em Cacoal. Para conseguirem o exame, as mulheres passaram por uma triagem realizada em setembro nas Unidades Básicas de Saúde. Para receber o benefício, as interessadas precisavam atender alguns requisitos, como ter idade entre 40 a 69 anos. No total, 205 mulheres serão beneficiadas com os exames.

É a primeira vez que a aposentada Telma Alves de Queiroz, de 62 anos, realiza o exame de mamografia na carreta. Ela conta que já fez o procedimento outras vezes, mas sempre em unidades particulares. "Estou bastante satisfeita com o atendimento, e ainda mais por ser de forma gratuita. Todos os anos eu faço [o exame], mas porque minhas filhas pagam. Porque se fosse contar apenas com a minha aposentadoria, eu não conseguiria pagar", afirma a aposentada.

Mulheres começaram a receber atendimento com exames gratuitos de mamografia (Foto: Magda Oliveira/G1)A enfermeira responsável pela unidade móvel, Marcela Araújo Amorin, explica que a carreta é de Ji-Paraná (RO) e visita os municípios de Rondônia durante o ano todo. Mulheres começaram a receber atendimento com exames gratuitos de mamografia.

"Esse exame é muito importante para que o câncer de mama seja diagnosticado. Após a realização do exame, os resultados serão encaminhados para as próprias UBS que encaminhou as pacientes. São elas [as Unidades Básicas de Saúde] que irão entregar os resultados para as pacientes. Caso seja necessário, exames complementares serão solicitados", destacou a enfermeira. Os laudos dos exames de mamografia são realizados em Barretos (SP) e demoram em média 60 dias para ficarem prontos. A carreta está estacionada em Cacoal no pátio do 4º Batalhão de Polícia Militar, onde permanecerá até a sexta-feira.

Magda Oliveira
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br