Exames preventivos ao câncer serão oferecidos a noite em Cacoal

Enviar no WhatsApp
Ação acontece na próxima quinta-feira (10), na UBS Nova Esperança. Iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul de prevenção do câncer.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Esperança, de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, oferecerá atendimento noturno exclusivo para homens na próxima quinta-feira (10). A ação faz parte da campanha Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer. Com o objetivo de atender o público que trabalha durante o dia e que não pode ir às unidades de saúde para realizar exames de prevenção ao câncer e outras doenças, durante o mês de novembro, que é dedicado ao combate e prevenção do câncer de próstata, a UBS Nova Esperança, localizada no bairro Novo Cacoal, irá realizar atendimentos também no período noturno.

Exames preventivos ao câncer serão oferecidos a noite em Cacoal

De acordo com enfermeira da unidade, Adila Thaís de Souza, o público alvo da campanha são homens a partir dos 40 anos, que inicialmente devem  submetidos a exames de sangue e dependendo do resultado é necessário o toque retal, porém, outros atendimentos também são oferecidos.

"Além da prevenção ao câncer de próstata, serão realizados também exames de diabetes, hipertensão, testes rápidos para identificação de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que são revelados em cerca de 15 e 30 minutos", aponta.

Adila explica ainda que os atendendimentos são realizados durante todo o ano, mas ainda existe uma resistência muito grande por parte dos homens em realizar os exames preventivos, principalmente contra o câncer de próstata, por isso as ações são intensificadas no mês de novembro.

"Hoje trabalhamos para mudar  esta tradição negativa, onde grande parte dos homens só procuram as unidades de saúde quando já estão doentes, principalmente quando se trata da prevenção do câncer da próstata, isso porque muitos têm receio em realizar o toque retal, pois se sentem constrangidos e com isso, acabam colocando em risco a saúde por falta de prevenção, fator primordial para o aumento das chances de cura de qualquer doença", revela.
Ainda de acordo com a enfermeira, na campanha do ano passado, dois casos de câncer de próstata foram diagnosticados na UBS, e os pacientes foram encaminhados para tratamento especializado. Os atendimentos da próxima quinta-feira terão início às 19h e vão até 22h30. Para ser atendido é preciso levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Rogério Aderbal
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

    Opiniões
    Opiniões

0 Comentários:

Postar um comentário

Não aceitamos:

- Agressões e insultos contra autores, outros comentaristas e personagens citados nas colunas e matérias
- Declarações sexistas, xenófobas ou racistas
- Informações falsas
- Propaganda comercial
- Evite digitar em Maiúsculo

 
Copyright © 2016. Cacoal NEWS Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa© Web Sites (69) 9366 7066 WhatsApp | www.dupessoa.com.br