Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

14/12/2016

Fhemeron pede doações para manter estoque para fim de ano em Cacoal

Tendência é que estoque caia pela metade nos próximos dias, diz diretor. Tipos sanguíneos 'AB' e 'O Negativo' são os que mais faltam no estoque.

A Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) de Cacoal (RO), cidade distante 480 quilômetros de Porto Velho, convida a população para realizar doações de sangue, a fim de aumentar o estoque durante as festas de fim de ano, período em que as doações diminuem e a demanda aumenta. De acordo com a direção da unidade, a tendência é o estoque caia pela metade nos próximos dias.


Fhemeron pede doações para manter estoque para fim de ano em Cacoal

Conforme o gerente da fundação, Tochiuqui Nakandakare, o ideal é que cerca de 40 a 50 doações fossem realizadas por dia, mas a média de coleta no município é entre 20 e 35 bolsas, número que cai pela metade durante as festas de fim de anos. Com isso, há a necessidade de uma quantidade maior de doadores para manter o estoque abastecido durante o período de baixa nas coletas.

"Durante as festas de fim de ano, é comum que as coletas diminuam, pois, muitos doadores vão viajar, outros ingerem bebidas alcoólicas durante as festividades e deixam de doar. Por outro lado, a demanda devido acidentes em estradas e brigas que ocorrem nas festas e acabam necessitando de sangue no tratamento", aponta.

Os tipos sanguíneos mais em baixa, segundo Tochiuqui, são AB e O negativo., revela.

Doadora desde o ano de 2008, a jornalista Cláudia Soares, aproveitou o dia para realizar sua terceira e última doação do ano. "Penso que esta é uma forma de ser solidaria, pois com um gesto simples estamos realizando um grande ato, que pode salvar uma vida, porque o sangue também é vida", relata.

Coleta de amostras de medula

Durante a coleta podem ser realizadas amostras de sangue para o cadastramento para Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) em Rondônia, que é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (INC), destinadas ao transplante de medula óssea.


 Postagens Automáticas e Agendamentos em Grupos Fechados Secretos e Públicos do Facebook Automaticamente
Com apenas alguns cliques você envia postagens para todos os grupos e páginas que participa mesmo sem ser Administrador. Sem mensalidades e sem ter que pagar para anunciar no Facebook! Perfeito para o seu negócio! Comece hoje mesmo a se destacar! Clique na imagem e saiba mais!
Para doar sangue é preciso que a pessoa procure uma unidade de coleta próxima, esteja alimentado, tenha peso superior a 50 quilos e altura acima de 1.55 metros. Também é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, apresentar um bom estado de saúde e ter tido uma boa noite de sono. A Fhemeron em Cacoal fica localizada na Avenida Malaquita, S/N, ao lado do Hospital Regional e funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Rogério Aderbal
Do G1 Cacoal e Zona da Mata

Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
UNOPAR_CACOAL