Menu Right

Top Social Icons

Publicidade
Publicidade
73 9 8888 1488
WhatsApp
WhatsApp

05/07/2017

AIDS - Cacoal possui 520 pacientes em tratamento; 60% tem menos de 39 anos

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado mundialmente em 1° de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal (Semusa), realizou na sexta-feira (2), uma caminhada em comemoração à data e à semana de Conscientização de Luta Contra a Aids.

AIDS - Cacoal possui 520 pacientes em tratamento; 60% tem menos de 39 anos

Com início na Praça da Matriz, e término em frente a Secretaria de Saúde, a caminhada contou com a participação de todos os servidores da saúde. “Foi uma caminhada silenciosa, para mostrar que a Aids é uma doença silenciosa, que pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Ela é causada pelo vírus HIV, e apesar de não ter cura possui tratamento.  O vírus destrói as defesas do organismo e por isso o diagnóstico precoce é muito importante”, alerta a diretora de vigilância epidemiológica Elizete Rangel.

De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde, Ivani Claudete Grooman, a idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. "Os casos vêm aumentando, as pessoas adormeceram e perderam o medo da Aids e essa passeata vem relembrar que ela ainda é um perigo e que a prevenção é necessária", afirma.

Grooman enfatiza que hoje em dia dá para se viver com Aids, mas o melhor mesmo é a prevenção por meio do uso de preservativo, do não compartilhamento de agulhas e seringas e usar sempre material pessoal de manicure, prevenindo assim a transmissão do vírus HIV, Hepatites e outras DSTs. São ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento e a assistência as pessoas que são diagnosticadas com a doença, que passam a receber medicamentos e acompanhamento por profissionais da rede pública de saúde.

Combates e Conquistas

Apesar de a caminhada ser alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o combate a outras doenças sexualmente transmissíveis, como as hepatites virais e a sífilis, também foram destacadas com as cores amarelo e lilás. Além da prevenção ao câncer de mama e próstata com as cores rosa e azul. Segundo dados da Semusa, somente em 2016, 40 novos casos foram registrados. O município possui 520 casos de pacientes em tratamento, desse numero 60% são pessoas abaixo de 39 anos. Com o objetivo de demonstrar as aquisições da Semusa – renovação de frota que atende inúmeros programas e setores – os servidores também participaram da programação que foi encerrada com a confraternização de todas as unidades básicas de saúde do município.

Ascom PMC
Da Redação

Copyright © 2016 Cacoal NEWS | Du Pessoa Serviços Digitais.
UNOPAR_CACOAL